Sociedade

A Cultura do “Abraço”

O que
é um “abraço”? Melhor do que isso. O que seria um “abraço pra você”? Bom, nos
dias atuais muitas empresas investem em qualidade de atendimento, nas áreas
comerciais, em funcionários cativantes e estimulantes, e acham que dando alguns
treinamentos para melhorar a capacidade de relações interpessoais e um bom
salário está tudo certo. Missão cumprida. Agora vamos esperar os resultados.
Mas, quando nos deparamos com as últimas sugestões e reclamações,ficamos
surpresos, e pior que isso, não vemos o retorno financeiro que investimos
anteriormente. Por quê?

Caros amigos a cultura do abraço é muito mais do que investir em capacitações e
perfis de funcionários e menos ainda ficar enchendo seus clientes com emails
marketing, ligações semanais e folders. Isso afasta mais ainda o cliente, que
não agüenta mais sua insistência em satisfazer necessidades que nem ele teve
ainda. Todo cliente valoriza o pós venda de uma empresa, mas também gosta de
ter seu “espaço”,então vá com calma para não trocar os pés pelas mãos e perder
seus clientes em potencial.
Caros amigos a cultura do abraço nasce dentro da organização. O que qualquer
cliente vê quando entra na sua empresa ou loja? O cliente vê o tratamento que
você da aos seus subordinados, a empatia que você lida com problemas e claro, a
simpatia e atenção que você dá a ele. O mais importante que isso é tratar bem
seus funcionários na frente de seus clientes, ensiná-los os benefícios da
cultura do abraço. É realmente vestir a camisa da empresa e fazer o que gosta
com amor e dedicação, e não somente pela necessidade de trabalhar e ganhar
dinheiro. Claro que dinheiro é um aspecto muito importante, mas a satisfação de
aprender a pegar gosto pelo que se faz é mais gratificante ainda. Agora vem a
pergunta? Como conquistar essa satisfação pelo que se faz? Simples. Trate seus
clientes e funcionários da melhor forma possível, como se fossem amigos íntimos
de muitos anos. Faça tudo por eles, como se fossem sua mulher que você está
casado a 20 anos. Surpreenda-os com atitudes inesperadas, atitudes que nenhum
dono de empresa tem nos dias de hoje. Se prontifique a estar sempre lá quando
precisarem de você. Vou dar um exemplo de uma de nossas conquistas com um de
nossos melhores clientes. Estávamos prestando a consultoria mensal na empresa e
de repente o celular do nosso cliente toca. Era a esposa dele dizendo que não
iria poder pegar o filho dele na escola no horário, pois seu carro havia
quebrado, eu que sem querer ouvi toda a conversa e disse espontaneamente ,e
quase de imediato ao meu cliente. “ Não se preocupe meu caro, você está ocupado
aqui na empresa, eu faço questão de buscar seu filho e deixá-lo onde você
quiser. A escola era perto da nossa empresa e não tivemos muita dificuldade em
realizar esse proeza. Na hora que o cliente ouviu isso ele me olhou espantado e
disse: “ Nunca ninguém fez ou faria isso por mim…obrigado”. Ainda demos um
abraço maior ainda no nosso cliente, levei o filho dele para almoçar no Mc
Donalds e ele adorou, mas somente levei por que já estava pensando o dia todo
em comer lá, e sem querer fiz o garoto ganhar o dia. Depois de umas 3 horas a
mãe do garoto ligou no meu celular agradecendo tudo que fiz e elogiando nossa
empresa e dizendo que também trabalhava com marketing e iria indicar-nos aos
seus melhores clientes, e pior é que ela realmente fez. Logo no dia seguinte
recebi 3 ligações de novos clientes interessadíssimos em conhecer as políticas
de satisfação de nossa empresa. Na hora que senti o entusiasmo pelo tom de voz
dessas pessoas logo percebi que a esposa do meu cliente havia contado o
ocorrido do dia anterior a essas pessoas. Hoje em dia os 3 são nossos clientes
e adoram esses “abraços” inesperados que nós damos.

Entenderam agora a “cultura do abraço”?? Apliquem dentro e fora da empresa.
Digo dentro da empresa ensinando seus funcionários essas “atitudes
inesperadas”, a tratar seus clientes melhor do que qualquer outra empresa.
Caros amigos garanto que existem 2 efeitos colaterais na “cultura do abraço”. O
primeiro é: vocês irão viver com mais gratificação de ajudar os outros e
segundo é: Seus negócios irão alavancar de uma forma que vocês não tem idéia.
Façam o teste e comecem a dar abraços para ganhar negócios e ainda por cima
ganhar grandes amigos, tanto de vida pessoal como profissional.

Um
forte abraço meus caros e até o o mês que vem.

08/11/2010


Consultor
de Marketing e Web Designer

Fonte
: www.achetiassessoria.com.br

Como citar e referenciar este artigo:
ACHETI, Raphael Natalin. A Cultura do “Abraço”. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/a-cultura-do-qabracoq/ Acesso em: 20 abr. 2024