Sociedade

Organização dos conscientes ocasionais (OCO).

 

 

 

No princípio era tudo uma enorme camada de pó e ácaros… Os planetas não existiam mais, as galáxias eram poeiras dispersas ou apenas purpurinas retidas em pequenos vidrinhos…

 

A raça humana se reduzia a um amontoado de máquinas, livros e vestígios gráficos dispersos em telas, papéis, sites e pasmem, em  até algumas camisetas…

 

As roupas teriam perdido sua razão de ser, pois todos optaram por ser apenas espectros, libertaram-se definitivamente de ser matéria, de ter carne, ossos, contornos, celulites e muitos complexos estéticos cruéis e,inúteis e absurdos.

 

Mas havia ainda uma reduzida tribo de seres humanos completamente jurássicos, que acreditavam ainda em conceitos abstratos, na percepção subjetiva e interiorana das coisas e do mundo…

 

Entre os conceitos intangíveis e inalcançáveis estavam a felicidade, o amor, a lealdade e a compaixão… Os números que antes traduziam maiorias e minorias perderam absolutamente seu peso e valor… pois a velocidade vertiginosa das informações e do conhecimento circulante transformava o que antes era apático em simpático, e o que antes era inexpressível passava a ser relevante item de sobrevivência na selva da imensa diversidade e  dispersão.

 

A comunicação perderia a verbalidade e só os pensamentos se conectavam, aos outros seres, às outras máquinas e ao mundo exterior que vivia em perfeita sintonia com os milhões de mundos interiores… Não se escaparia certamente dos conflitos, das guerras e as cruzadas.

 

Cegos crentes em ideologias religiosas ou políticas ainda tentavam ser ditadores, e comandar o maior número possível de crentes, beatizados ou não, boçalizados ou não. Tudo em razão de uma velhíssima chave mestra que é o poder. E, na odiosa equação de poder e força.

 

O exercício do poder se sofisticara muito mas ainda rendia aos seus detentores  um manancial de prazer, luxúria e a satisfação da dominação e da sensação de ter a superioridade de um deus.

 

Alguns seres mais conscientes tentavam contornar as armadilhas ideológicas, os patrulhamentos incessantes e, ainda, a ganância dos oportunistas, que apesar do caos e do desolamento, ainda pretendiam, lucrar e lucrar para todo sempre…

 

Mas tal tentativa é estafante. Por tal razão, fundaram uma Ordem dos Conscientes Ocasionais (cuja sigla ironicamente era OCO). Os membros da  OCO queriam conhecer a essência do mundo e, ainda, perscrutar as verdadeiros valores que permitiam se chegar na eternidade.

 

Nenhum dos conscientes tinha a ilusão de serem permanentemente conscientes. Daí o justificado adjetivo contido no nome da organização: – ocasionais, e nesses lampejos de maturidade e intuição, articulavam a volta da poesia, dos poemas dispersos nas nuvens, esculpidos nas estrelas, e filosofias gigantes estendidas pelos ventos e sonorizadas pelas ondas do mar…

 

Desejavam a descoberta contínua da beleza e da verdade através da leitura homeopática e diária de poesias…

 

Para comemorarem a fundação da OCO todos tentavam pesquisar como fazer o pão… para cearem a mesa, com vinho orgânico e partilhar entre si, a compreensão,  afeto e a saudade de todas as coisas inefavelmente humanas.  Tais como errar, chorar, sorrir, brincar e simplesmente rimar amor com dor…

 

No encerramento da ceia todos confraternizavam: bravos e covardes, ricos e pobres, grandes e pequenos festejando a natureza através da bebedeira e entorpecimento mental como se todos fossem realmente iguais e igualmente sobreviventes e livres…

 

Ao final, meninas bonitas e vistosas embora travestidas de chacretes, andavam com uma  tabuleta a desfilar pela festa: “  sorria  pois você está sendo humano”. Será mesmo possível?

 

 

* Gisele Leite, Professora universitária, Mestre em Direito, Mestre em Filosofia, Doutora em Direito Civil. Leciona na FGV, EMERJ e Univer Cidade. Conselheira-chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas (INPJ).

Como citar e referenciar este artigo:
LEITE, Gisele. Organização dos conscientes ocasionais (OCO).. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/organizacao-dos-conscientes-ocasionais-oco/ Acesso em: 28 mar. 2024