Sociedade

A Verdadeira Namoradinha do Brasil

A Verdadeira Namoradinha do Brasil

 

 

Lúcio Corrêa Cassilla *

 

 

No dia 5 de outubro deste ano a Constituição brasileira completa 20 anos. A moça alcançou a maioridade faz 2 anos, mas ela ainda é imatura em certos aspectos. E isso não é pejorativo, não é uma qualidade negativa, mas indica sua inocência, o sonho, o ideal de salvar o mundo, o nosso mundo Brasil. A moça nasceu com forma de mulher. Cheia de curvas que demonstram os assuntos mais diferentes possíveis. Uns que aparentemente só interessam a poucos. Confusos e obscuros parecendo um poema de quem escreve para si mesmo. Outros com conteúdo complexo, profundo e específico. Apenas no divã do analista com muitas sessões de terapia são interpretadas as vontades da moça. Porém, certas curvas dela despertam os interesses de todos, chamando a atenção para si e apaixonando os que a observam. É a verdadeira “miss”, desfila entre nós despertando a atenção de todos. Uma atenção profunda que nos torna dependentes da sua imagem, do seu conteúdo. Seu charme é irresistível a todos os níveis sociais. Não há como não notá-la. Ela é primordial, necessária, única. Um simples toque dela e as coisas tornam-se possíveis. Entretanto, o que ela tem de realmente especial está na reciprocidade. A atenção, o carinho e a paixão que temos por ela é devolvido em intensidade desmesurada. Ela ama quem a ama e ama que nem mesmo sabe que ela existe. Tem um discurso primoroso de amor à humanidade, a natureza e ao Brasil como um todo, sem desrespeitar o mundo, o planeta. Uma verdadeira dama, nossa princesa. Protege os reprimidos, os idosos, as crianças. Zela pelos trabalhadores, pelos doentes, pelo meio-ambiente. Nem mesmo os índios foram esquecidos em seus discursos. E não oferece preconceitos, pelo contrário, os rejeita, rechaça, coíbe sua existência.

 

É uma moça de “berço”. Foi feita para o cargo de “namoradinha do Brasil”. Nasceu de pais apaixonados, cheios de amor e carinho em tempos de glória, revestida por sensação de liberdade recente por anos de repressão. Concebida através de uma relação com intenção duradoura de fé de união, de um futuro melhor. Uma relação formada pelo cérebro e o coração de muitos homens, tendo como única mãe, a Nação brasileira.

 

Durantes os 20 anos que se passam da sua existência, ela foi educada. Recebeu ensinamentos que adequaram suas idéias e entendimentos às necessidades que a vida oferecia e oferece. Talvez, seu único problema seja sua cultura, seu jeito sofisticado e refinado de ser. O povo brasileiro está distante de alcançar o entendimento do seu vocabulário finamente elaborado. Fica complexo para o cidadão comum, entender a forma que ela expressa seus ideais de proteção social. Isso distancia a “namoradinha” de parte dos brasileiros. Mas ela é tão linda aos olhos de todos, que só sua presença encanta a doutos ou leigos.

 

Espero de coração que ela continue crescendo, não em tamanho, mas em conteúdo, em sabedoria, em popularidade. Torço para que esta “namoradinha” com nome e sobrenome de “Constituição da República Federativa do Brasil” , seja cada vez mais querida, desejada e presente na vida e no coração de todos os brasileiros.

 

Parabéns à verdadeira “namoradinha do Brasil”, que já foi criança, moça e hoje é uma linda mulher.

 

 

* Pedagogo; Graduado em Direito; Pós-graduado em Ciências Criminais – cassilla@uol.com.br

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

Como citar e referenciar este artigo:
CASSILLA, Lúcio Corrêa. A Verdadeira Namoradinha do Brasil. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/a-verdadeira-namoradinha-do-brasil/ Acesso em: 26 abr. 2024