Política

Futebol e Política andam juntos. Mesmo?

Ah, uma vitória do Brasil na Copa ajudaria o Governo politicamente? Sério mesmo? Desde criança eu ouço esta falácia, a qual nos levaria ao contrassenso: se o Brasil perder a Copa, isto prejudicará o Governo. Mesmo? Vamos analisar isto na prática, pelo menos desde que eu nasci.

Copa de 1974. Antes da Copa. Ditadura Militar. Perdemos. Depois da Copa, Ditadura Militar. Nada mudou.

Copa de 1978. Antes da Copa, Ditadura Militar. Perdemos. Depois da Copa, Ditadura Militar. Nada mudou.

Copa de 1982. Antes da Copa, Ditadura Militar, preparando eleições diretas para governador. Perdemos a Copa da forma mais frustrante da história depois de 1950. Depois da Copa, a ARENA (partido do Governo) ganhou a eleição em praticamente todos os estados do Brasil.

Copa de 1986. Antes da Copa, Governo eleito indiretamente. Derrota na Copa. Depois da Copa, o PMDB (partido do Governo), ganhou as eleições estaduais de lavada.

Copa de 1990. Antes da Copa, Collor confiscou a poupança de boa parte da população brasileira. Perdemos, feio. Depois da Copa, aliados de Collor ganharam as eleições em praticamente todos os estados.

Copa de 1994. Antes da Copa, Itamar (PMDB), presidente. Ganhamos. Depois da Copa, Itamar fez seu sucessor, FHC.

Copa de 1998. Antes da Copa, FHC Presidente, candidato à reeleição. Perdemos de forma frustrante. Depois da Copa, FHC se reelegeu no primeiro turno.

Copa de 2002. Antes da Copa, FHC Presidente querendo fazer seu sucessor. Ganhamos a Copa, de forma sensacional e incontestável. Depois da Copa, a oposição vence as eleições para Presidente.

Copa de 2006. Antes da Copa, Lula Presidente, com escândalo rolando. Perdemos a Copa de maneira ultrajante e Lula se reelegeu no primeiro turno.

Copa de 2010. Lula Presidente, acossado de todos os lados por denúncias de corrupção. Perdemos a Copa. Depois da Copa, Lula fez sua sucessora, Dilma, sem grandes sobressaltos.

Logo, a prática prova de que esta história de que o Governo se beneficia dos resultados da Copa (ou se prejudica com eles) é conversa fiada. Apenas em 1994 houve correspondência entre o resultado em campo e o resultado desejado pelo Governo nas urnas. 

 Conclui-se, portanto, que a prática demonstra a falácia desta premissa do uso político da Seleção Brasileira. O Governo pode até querer, mas daí a conseguir, vai longe.

Cícero Ulkowski Corrêa Filho

Diretor do SINDISPGE/RS  cicero@sindispge.org.br

 http://www.sindispge.org.br/

Como citar e referenciar este artigo:
FILHO, Cícero Ulkowski Corrêa. Futebol e Política andam juntos. Mesmo?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/futebol-e-politica-andam-juntos-mesmo/ Acesso em: 29 mar. 2024