Judiciário

Manifesto do Dia do Advogado

Hoje, 11 de Agosto, é comemorado o dia do pindura, quer dizer, do advogado!

 

Uma data muito especial para mim por diversos motivos:

 

* Me formei em direito neste dia há muitos anos atrás;

 

* Aniversário do meu melhor amigo, meu pai;

 

* Data em que posso homenagear a profissão que escolhi para exercer, amar e principalmente defender.

 

Mesmo hoje não exercendo a advocacia (por ser absolutamente incompatível com minha atividade de consultor), estou em contato com os advogados todos os dias. Seja através deste blog, seja através de mensagens, seja através dos meus clientes. Além disto, participo ativamente das comissões da OABRS visando trabalhar em prol da advocacia sempre.

 

A pergunta deste dia é: O que é ser advogado?

 

Para alguns é trabalhar sem ter horário, atender clientes chatos, ter que aguentar pessoas/parentes querendo consultas gratuitas, ter pouco dinheiro no final do mês, afinal os honorários são cada vez menores, enfim, é padecer no paraíso.

 

Para outros, é uma profissão maravilhosa onde tudo acontece dentro do planejado, onde o sucesso faz parte do dia a dia…

 

Será mesmo?

 

Nem tanto ao céu, nem tanto a terra.

 

A advocacia é uma profissão linda, tem suas mazelas como qualquer outra profissão, mas tem em suas raízes os ideiais de justiça, igualdade, fraternidade e verdade.

 

Tem inúmeros caminhos para ser feliz na advocacia. Cada um deve descobrir o seu. Não basta ser filho de advogado, juiz ou promotor. Não basta ter dinheiro para investir na carreira.

 

É preciso mais.

 

É preciso dedicação, amor, paciência, investimento e doação. Sem estar de corpo e alma é impossível dizer que és um advogado.

 

Também é preciso pensar no seu escritório de uma maneira empresarial, visando objetivar negócios e não mercantilizar a profissão.

 

Da mesma forma a advocacia exige de seus seguidores uma vontade inesgotável de encontrar soluções. Jamais serás advogado se desistires no primeiro momento.

 

Em resumo de tudo isto, ser advogado é aprimorar a justiça através de palavras, gestos e orientações.

 

A advocacia merece ser admirada, respeitada e amada. Faça destes os adjetivos de ser advogado na sua vida!

 

 

 

Fonte: http://blog.gestao.adv.br/

 

     PARABÉNS A TODOS ADVOGADOS PELO SEU DIA!

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Manifesto do Dia do Advogado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/judiciario/manifesto-do-dia-do-advogado/ Acesso em: 28 mar. 2024