Filosofia do Direito

Os Temas e Problemas da Filosofia

Questionário:

 

 

1.0)             O que é conhecimento filosófico?

 

Resposta: O conhecimento filosófico é aquele que se desenvolve através de atividades filosóficas. A qual se caracteriza por uma diferente perspectiva de analisar as coisas, pelo ato de refletir, de pensar, de duvidar, levantando uma série de problemas. As principais preocupações da filosofia são os seguintes problemas: gnoseológico (referente ao que é conhecer e a maneira como o conhecimento se dá); ontológico (relativo a realidade do ser); axiológico ( relativo ao valor das ações); e metafísico (relativo à visão total e suprema da realidade).  O conhecimento filosófico também se dá no sentido de buscar uma resposta para tais questionamentos, utilizando-se da razão como um meio. Conhecimento filosófico é a tentativa de decifrar uma interrogação, o que não se sabe, um pensamento, um filosofar. O objeto de análise da filosofia são as idéias, as relações, as exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais,  são imaginárias.

 

 

 

 

2.0)             Como se diferencia o conhecimento filosófico do conhecimento dogmático?

 

Resposta: O conhecimento dogmático, diferentemente do filosófico, possui um objeto próprio, específico, e exclusivamente seu. Além disto, o dogmatismo estuda suas questões de forma científica, sem se preocupar com os questionamentos que regem o pensamento filosófico. O conhecimento dogmático não se preocupa com a análise reflexiva da crítica, não busca os seus limites e ilusões. Ao contrário, concebe seu conhecimento como absoluto e incontestável. É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. O Conhecimento dogmático é diferente também do filosófico porque é racional e objetivo, ele atem-se sempre aos fatos, também vai muito além dos fatos, requer sempre exatidão e clareza, é comunicável e também  verificável, ele depende de investigação metódica, busca e aplica sempre as leis, e é explicativo e aberto.

 

3.0)             Apresente exemplos para ambos e justifique sua resposta.

 

Resposta: No campo do direito, poderíamos exemplificar ambos os conhecimentos na atuação de um jurista. O juiz, por exemplo, que simplesmente enquadra uma conduta desviante com o prescrito no código penal (tipifica), aplica o seu conhecimento dogmático. Quando há, no entanto, uma preocupação com a razão de ser da norma, como a conhecemos, qual o seu valor e a sua finalidade última, há a aplicação de um conhecimento filosófico. Neste último caso, o jurista não se restringe a norma, mas a analisa criticamente.

*Texto enviado por Samanta Camacho

 Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito

 

Como citar e referenciar este artigo:
PACHECO, Samanta Camacho, Tatianta Trevisol Brenner. Os Temas e Problemas da Filosofia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/filosofiadodireito/temas-problemas-filosofia/ Acesso em: 28 mar. 2024