Novo modelo de Disciplina Operacional (DO) | Portal Jurídico Investidura - Direito

Novo modelo de Disciplina Operacional (DO)

A Disciplina Operacional (DO) pode ser definida como os princípios, atitudes e valores da organização e dos indivíduos que influenciam diretamente na segurança, qualidade e eficácia das operações de forma a conduzir a melhoria contínua de determinada empresa e de seus colaboradores. Dessa forma, deveria haver atualização e customização de treinamentos, avaliações, além das melhorias das práticas.

Mas, afinal, o que é DO?

Na visão da empresa, é a dedicação e empenho profundamente enraizados por todos os membros de uma organização para realizar cada tarefa, no jeito certo, a cada momento.

Na visão do indivíduo, é estar empenhado em trabalhar com segurança, fazendo cada tarefa, na maneira correta, o tempo todo.

Em resumo, para todos, é a constância na execução de padrões, procedimentos, regras de trabalho e realizando as tarefas, todas as vezes, da maneira como elas foram especificadas, descritas e planejadas.

Assim, para o exercício de DO, qual seria o melhor procedimento, regra ou norma no trabalho?

Alguns diriam, e eu faço parte deste grupo, que é aquele que é o entendido e cumprido!!!! E, para isso, deve ter SIMPLICIDADE.

As características tanto individuais quanto empresariais para o desenvolvimento da Disciplina Operacional são as seguintes:disponibilidade (garantir que os procedimentos e os padrões para execução das tarefas estejam acessíveis aos seus usuários);qualidade (muitas vezes elaborar um procedimento de 40 páginas não significa ter qualidade e, muitas vezes, pode não ser específico);conhecimento (entender como fazer uma tarefa corretamente e com segurança envolve capacitação e conscientização) e cumprimento (comprometer-se a fazer as tarefas da maneira certa, cada vez). Atendidos todos os quesitos acima de simplicidade, por que não cumpri-los?

Conclui-se que a DO não se refere apenas ao gerenciamento de segurança e saúde, mas contribui, ainda, para a excelência do negócio por meio do aumento da qualidade e produtividade, redução de custos e resíduos.

Eduardo Gastaud

Consultor empresarial

[email protected]

http://wwin.net.br/


Como referenciar este conteúdo

GASTAUD, Eduardo. Novo modelo de Disciplina Operacional (DO). Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 19 Ago. 2012. Disponível em: www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/empresarial/266537-novo-modelo-de-disciplina-operacional-do. Acesso em: 26 Set. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO