Direito Internacional

Fome e energia

Fome e energia

 

 

Antonio de Jesus Trovão*

 

 

“Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima”. Albert Einsten.

 

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” Albert Einstein.

 

 

PENSAMENTOS E CONSIDERAÇÕES RELEVANTES.

 

Os recentes acontecimentos relacionados com a insuficiência de alimentos disponíveis ao consumo mundial não pode ser encarado como um problema isolado ou momentâneo que será rapidamente resolvido com alguma medida de ordem administrativa tomada por órgãos competentes de qualquer ordem. Em notícia recentemente divulgada por entidades ligadas à imprensa o Secretário Geral da ONU BAN KI MOON afirmou que a solução está distante de ser encontrada e que a constituição de uma força-tarefa destinada a debruçar-se sobre o problema não será capaz de encontrar soluções de curto prazo. A mesma notícia informa: John Holmes, que é também a maior autoridade da área de ajuda humanitária da ONU, disse ser cedo demais para fazer uma estimativa sobre quanto de dinheiro extra seria necessário para enfrentar as crises provocadas pela elevação do preço dos alimentos.

“As pessoas, em especial as de baixa renda, vão comer cada vez menos”, afirmou Holmes em uma entrevista coletiva em Genebra, de onde comanda grande parte das operações de ajuda da ONU.

“Mas não acredito que estejamos falando de uma fome generalizada ou de pessoas morrendo por falta de alimentos.”

Protestos, greves e distúrbios surgiram em países em desenvolvimento de várias regiões do planeta depois de a elevação abrupta dos preços do trigo, arroz, milho, óleos de cozinha e outros produtos básicos ter feito com que várias famílias encontrassem dificuldade para atender a suas necessidades básicas.

“Ainda não conseguimos fixar uma cifra para as carências humanitárias imediatas no ano que vem”, afirmou Holmes.

Na terça-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou a criação de uma força-tarefa para garantir uma resposta sólida e coordenada internacionalmente à crise da falta de alimentos.

Segundo Holmes, esse grupo deve incluir os chefes de agências importantes como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Programa Mundial de Alimentação (WFP), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola.  (1).

 

Uma análise mais detida e parcimoniosa sobre o tema nos permite constatar que esta crise não é algo que tenha acontecido por acaso, ou ainda que seja um efeito recente das políticas adotadas pelos países em desenvolvimento relativamente à disponibilidade de alimentos, mas sim uma busca desenfreada por fontes energéticas alternativas, entre elas, e principalmente, a fonte chamadas de bio-renováveis, originárias de combustíveis produzidos a partir de uma matriz agrícola.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA.

 

Foi com o surgimento da Revolução Industrial que aconteceu a primeira mudança da matriz energética, da força mecânica animal para o carvão e, logo a seguir, para o petróleo, fonte esta que existia em abundância, podia ser explorada e possuía uma infinidade de utilizações a serem ofertadas para o desenvolvimento industrial nascente e sedento de inovações que lhe aprimorassem a capacidade e a tecnologia.

 

Em 1973, os países produtores de petróleo, organizados na Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), promoveram uma grave crise energética mundial ao dobrar o preço do barril de petróleo. Até então, os países consumidores de petróleo usavam de forma abusiva esse capital energético que a natureza havia acumulado há milhões de anos, esquecendo-se de que estavam usando uma “oferta” que a natureza não conseguiria manter indefinidamente. A crise obrigou os países consumidores a buscar novas regiões produtoras de petróleo e, ao mesmo tempo, promover campanhas de racionalização do seu uso. Normalmente as taxas de consumo de energia acompanhavam as de crescimento econômico. Mas, a partir da crise, o exemplo da Alemanha Ocidental é sugestivo: entre 1974-1985, enquanto o seu consumo de energia aumentou apenas 3%, o PIB alemão cresceu 17,5%, o que mostra a eficiência das suas políticas de uso mais racional de energia.

 

Para os países em desenvolvimento, a crise energética revelou-se mais grave porque foi acompanhada por uma desvalorização das matérias-primas: em 1975 o preço de uma tonelada de cobre equivalia ao de 115 barris de petróleo; em 1982 a equivalência baixou para 57 barris.

 

Embora os preços do petróleo tenham diminuído na década de 1980, não voltaram mais aos níveis anteriores a 1974, o que mudou profundamente a situação energética mundial. A crise dos preços estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitaram obter mais petróleo nos poços que estavam em produção e recuperar áreas já consideradas esgotadas. Porém, se continuarmos a consumir petróleo no ritmo atual, as reservas mundiais deverão esgotar-se nos próximos cinqüenta anos.

 

Antes que a OPEP deflagrasse a crise do petróleo, o terço mais pobre da população mundial já enfrentava outra crise energética. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes dos países em desenvolvimento dependem da lenha como combustível para cozinhar ou para aquecimento. Como há um descompasso entre a velocidade do consumo da floresta e o tempo necessário para as árvores crescerem, a obtenção de lenha torna-se cada vez mais difícil. O aumento da população nessas regiões torna o problema ainda mais grave. Não se trata de um problema de ignorância: é um trágico problema de sobrevivência. As populações mais pobres, dos países subdesenvolvidos, são obrigadas a destruir os meios de vida do futuro para dispor do necessário no presente. O quadro se torna ainda mais grave porque o desmatamento traz uma série de problemas ambientais: desaparece o “efeito esponja” da floresta, o que significa que os solos ficam expostos diretamente à ação das chuvas; aumenta o escoamento superficial; modifica-se definitivamente a biodiversidade.

Outras razões significativas para a diminuição das florestas – especialmente das florestas tropicais – são a demanda de terras para o cultivo e o desmatamento para a obtenção de madeiras nobres. Os deslocamentos da população em direção às fronteiras agrícolas em busca de terras e a atuação das empresas madeireiras, em busca do lucro imediato, têm provocado a rápida redução das florestas tropicais úmidas. Estima-se em 12 milhões de hectares a área desmatada a cada ano. Se o desmatamento mantiver esse ritmo é possível que, no ano 2050, essa formação florestal esteja praticamente desaparecida.

 

Como as demais riquezas, a energia produzida no mundo não se distribui equilibradamente: um norte-americano consome trezentas vezes mais energia do que um africano. Certamente, num futuro próximo, os combustíveis fósseis e a energia nuclear – fontes não renováveis – continuarão sendo as nossas principais fontes de energia. Mas nos últimos anos tem crescido o interesse pelo uso das energias solar, hidráulica e da biomassa, até aqui subutilizadas. Elas representam, certamente, as alternativas mais encorajadoras para a questão energética mundial.

 

Além dos combustíveis fósseis, a indústria moderna utiliza cerca de oitenta minerais como matérias-primas. As jazidas desses minerais são relativamente abundantes e, em termos gerais, as reservas dos minerais fundamentais mostram-se suficientes para atender às necessidades.

 

O uso cada vez mais freqüente da reciclagem permite poupar tanto as jazidas quanto as fontes de energia. Por exemplo: para produzir uma tonelada de alumínio, a partir de sucata, gasta-se apenas 5% da energia necessária para extrair a bauxita e transformá-la em alumínio. Outra alternativa que vem se tornando cada vez mais freqüente é a da substituição de materiais, a exemplo do estanho, que tinha largo emprego industrial nas embalagens de alimentos perecíveis e está sendo substituído pelo plástico e pelo alumínio.

 

A água em estado líquido é uma das originalidades do nosso planeta. Componente essencial de todos os seres vivos, a água está presente em cada animal, em cada planta e em cada ser humano, na forma de fluxos microscópicos. A degradação da água tem efeitos dramáticos sobre a fauna, a flora e a saúde do homem. O desinteresse sobre a poluição da água favorece a contaminação alarmante dos lençóis subterrâneos, dos rios e das águas costeiras.

 

O desconhecimento do modo pelo qual a água circula nos solos, nos rios, nos oceanos e na atmosfera – o ciclo da água – é em parte responsável por esse desinteresse.

 

Outro dado fundamental: os recursos hídricos são limitados. À medida que vem aumentando o consumo de água, ficam claras as limitações do seu uso. A água que abastece os continentes circula entre a terra, o mar e a atmosfera graças à energia solar. Uma parte é transportada sob a forma de vapor e envolve todo o planeta. A atmosfera se umidifica graças à evaporação dos oceanos e da superfície terrestre e perde água por causa das precipitações. A água absorvida pelo solo fica disponível para as plantas que a absorvem pelas raízes e a liberam, por transpiração, para a atmosfera.

 

A outra parte do ciclo é totalmente terrestre. A rede hidrográfica recebe a água da precipitação que escoa superficialmente ou se infiltra pelo solo, reabastecendo os lençóis d’água, os lagos e os rios. Ao fim do ciclo, a água é devolvida ao mar ou armazenada nos reservatórios profundos da crosta terrestre.

 

O conhecimento do ciclo da água permite compreender o impacto da poluição. Uma vez utilizada, a água fica carregada de impurezas, contaminando os rios, os lençóis subterrâneos e a atmosfera.

 

Todos os anos aproximadamente 10% das águas evaporadas dos oceanos e mares, devido à ação do Sol, retorna aos continentes sob a forma de chuva. É dessa água que dependemos. De toda água existente na Terra, somente essa pequena quantidade está disponível para uso.E essa água utilizável não está distribuída igualmente.

 

De modo geral, existe água disponível para atender às necessidades da população mundial embora as diferenças de consumo sejam diretamente proporcionais ao desenvolvimento socioeconômico. Para manter uma qualidade de vida razoável são necessários 80 litros de água por dia para cada habitante. Mas o consumo médio pode variar dos 25 litros diários de uma família indiana até os 500 litros de uma família norte-americana.

 

Enquanto a agricultura consome 73% da água disponível no mundo, conforme as necessidades de irrigação, a indústria consome 22% do total, e o uso doméstico apenas 5%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “o número de torneiras para cada 1.000 habitantes é um indicador mais confiável para a saúde do que o número de leitos hospitalares”. A água, uma fonte de vida, mata em torno de 25 milhões de pessoas, a cada ano, nos países subdesenvolvidos. A obtenção de água em condições adequadas de uso e a eliminação higiênica dos resíduos humanos são problemas do cotidiano desses países. Na ausência dos serviços básicos, é comum o uso da água não-tratada para o abastecimento. Como conseqüência, ela se torna o principal agente de transmissão de numerosas doenças como a diarréia, o cólera e o tifo.

 

A água é um recurso renovável mas suas reservas não são ilimitadas. O problema de escassez é crucial para os países subdesenvolvidos, que têm um rápido crescimento demográfico e que se situam nas regiões tropicais semi-áridas. No ano 2000, o mundo terá 25 cidades com mais de 10 milhões de habitantes, e algumas dessas megacidades, tais como Cairo (Egito), Calcutá (Índia), Cidade do México (México) e mesmo São Paulo (Brasil), sofrerão problemas de abastecimento de água, seja por causa de uma demanda crescente, seja por causa da contaminação.

 

Nos países desenvolvidos, o aumento indiscriminado dos produtos químicos tóxicos tornou-se também um problema de saúde pública. Como a biosfera é um sistema fechado, as substâncias que são lançadas na atmosfera não desaparecem. Assim, o uso do DDT, dos inseticidas clorados e outros pesticidas contamina a água dos rios, dos mares e dos lençóis subterrâneos. O acidente com a fábrica Sandoz, na Suíça, em 1986, tornou-se um exemplo desse tipo de poluição, pois provocou a morte de peixes e tornou, temporariamente, a água do rio Reno imprópria para o consumo. Embora o uso desses produtos esteja proibido nos países desenvolvidos, as empresas do setor químico os produzem para vendê-los nos países subdesenvolvidos onde a legislação é menos rigorosa.

 

Outra forma de poluição é a provocada pelos poluentes transportados pelos fluxos atmosféricos. Os gases lançados na atmosfera pelas fábricas e pelos carros (dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio) e os pesticidas vaporizados pela agricultura estão na origem das chuvas ácidas. Os efeitos desse tipo de poluição são particularmente graves no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos.

 

A gestão dos recursos naturais nos últimos vinte anos ganhou maior eficiência e, ao que tudo indica, uma nova orientação. Como seria impossível mudar a matriz energética mundial, a solução encontrada foi obter economias significativas no consumo de energia, graças a novas tecnologias. Assim, os “sistemas inteligentes” de iluminação e aquecimento dos edifícios e os sistemas eletrônicos para controle de consumo de combustível dos carros conseguiram maior eficiência por unidade de energia consumida. O mesmo tipo de ação está se realizando em relação à água. Ainda que ela seja um recurso renovável, é preciso uma gestão cuidadosa dos recursos hídricos. Hoje, aproximadamente trinta países vivem a ameaça de escassez de água.

 

A energia, a água, os minerais, entre outros recursos da natureza, não são inesgotáveis. Nosso planeta é um sistema fechado e nós estamos alcançando os seus limites. Por isso existe a necessidade de utilizar esses recursos de forma racional. As novas tecnologias devem ser difundidas para que sejam adotados novos comportamentos sociais, a partir de políticas ambientais. A sociedade conservacionista depende, fundamentalmente, do compromisso dos indivíduos que a compõem. (2)

 

Os textos acima permitem uma visão extremamente clara e cristalina que a recente crise de alimentos não se trata de um problema isolado, mas sim de uma das diversas conseqüências de como a má-utilização dos recursos naturais disponíveis podem ocasionar um efeito dominó no qual todos somos as peças a caírem na medida em que abusamos do planeta como se suas disponibilidades fossem infindáveis ou renováveis por si. É fato que precisamos de energia e de alimentos para sustentar nosso desenvolvimento, nosso crescimento populacional desmedido e nossa ânsia de eterna criação de novas necessidades. Porém, não podemos nos distanciar tanto da verdade que nos cerca: aquela que já havia sido fonte de pesquisas alarmantes sobre a limitação de recursos naturais disponíveis existentes neste pequeno planeta azul.

 

Ninguém pode se olvidar da dura realidade de que o crescimento traz consigo problemas que carecem ser contornados de forma a minimizar seus efeitos, posto que é impossível eliminá-los por completo. O mesmo se dá com a questão da matriz energética que, agora, está no centro das atenções do mundo industrializado que não pode sequer pensar em perder tudo o que conquistou. E sem querer fazer qualquer afirmação apologética, precisamos encarar de frente a evidência de que se trata não apenas da sobrevivência do Capitalismo enquanto modelo indicado para o futuro, mas também e, principalmente, se trata da sobrevivência da própria humanidade.

 

AVALIAÇÃO DO PROBLEMA E DE SUA DIMENSÃO.

 

Os chamados “bio-combustíveis”, são uma novidade ao mesmo tempo empolgante e repleta de possibilidades ainda dignas de compreensão antes de qualquer procedimento exploratório. Bem observa-se isso quando lemos o texto abaixo:

 

O debate sobre o uso de bio-combustíveis está cada vez mais em voga, pois é sabido, com muita clareza, que os combustíveis fósseis, os mais utilizados, são finitos e as reservas terrestres só tendem a diminuir e terminar, sem renovação. Além disso, são extremamente poluidores e causam sérios desequilíbrios no ambiente.

 

Mas o que seriam os bio-combustíveis? São materiais biológicos que, quando em combustão, possuem a capacidade de gerar energia para realizar trabalhos. É certo que praticamente todo material biológico gera energia, a fruta que comemos, a planta que queima.

 

Mas aqui vou me concentrar naqueles com potencial combustível de interesse econômico – a energia para queimar é inferior à energia que gera posteriormente – e suas conseqüências ao ambiente.

 

O tipo mais difundido de bio-combustível no Brasil é o álcool proveniente da cana de açúcar. Sua principal vantagem é a menor poluição que causa, em comparação aos combustíveis derivados do petróleo. A cana é um produto completo porque produz açúcar, álcool e bagaço, cujo vapor gera energia elétrica. Contudo, possui diversas desvantagens, como o fato de não resolver o problema da dependência do petróleo, devido à inflexibilidade no refino do mesmo.

 

O álcool proveniente da cana-de-açúcar tem sido o bio-combustível número 1 na política brasileira de incentivo a energias alternativas ao petróleo. O mais grave do pro-álcool talvez tenha sido a necessidade de se utilizar um motor específico que não permite a utilização alternada entre álcool e gasolina, quando for interessante.

 

Ainda há a questão ambiental. Com o estímulo ao pró-álcool, grande área de Mata Atlântica foi substituída por plantações de cana de açúcar, particularmente no nordeste brasileiro. Isto acarretou graves problemas climáticos e edáficos, com elevação das temperaturas e da erodibilidade dos solos. Tanto que muitos usineiros agora têm preocupação em proteger os fragmentos que restam e recuperar áreas degradadas. Até porque hoje em dia o álcool não está dando um lucro satisfatório, como antigamente…

 

Já o biodiesel, ou seja, óleo virgem derivado de algumas espécies de plantas, apresentam vantagens muito interessantes, como a possibilidade real de substituir quase todos os derivados do petróleo sem modificação nos motores, eliminando a dependência do petróleo. Além de ser naturalmente menos poluente, o biodiesel reduz as emissões poluentes dos derivados de petróleo (em cerca de 40%, sendo que seu potencial cancerígeno é cerca de 94% menor que os derivados do petróleo), possui elevada capacidade de lubrificar as máquinas ou motores reduzindo possíveis danos, é seguro para armazenar e transportar porque é biodegradável, não-tóxico e não explosivo nem inflamável à temperatura ambiente, não contribui para a chuva ácida por não apresentar enxofre em sua composição, permite dispensar investimentos em grandes usinas, ou linhas de transmissão, para atendimento local de energia em regiões com pequena demanda.

 

As plantas mais utilizadas atualmente para produção do biodiesel são a soja, a colza, o pinhão manso, mamona, dendê, girassol e macaúba. As mais produtivas são o dendê (Elaeis guineensis) e a macaúba (Acrocomia aculeata – típica do litoral brasileiro), confirmando a potencialidade das palmeiras.

 

A soja (Glycine Max) é a mais utilizada nos EUA, onde também é comum misturar com restos de óleos usados para fritura.

 

A colza (Brassica napus) é a principal planta estudada e plantada para este fim na União Européia.

 

Existem outras muito produtivas, como a castanha do Pará, o coco e a copaíba, porém outros derivados seus são mais interessantes economicamente.

 

Tendo em vista tantas vantagens, o governo brasileiro têm estimulado a produção e comercialização do biodiesel, sendo o marco principal a publicação do Decreto No. 5.488, em 20 de maio de 2005, que regulamenta a lei 11.097 (janeiro/2005). Essa lei dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira. Inicialmente a proporção autorizada é 2% do diesel comum até 2008, 5% até 2013 e já é pensado 20%, sendo que nos Estados Unidos, os automóveis movidos com 100% de biodiesel têm apresentado rendimentos surpreendentes.

 

A política brasileira prevê o incentivo à produção da mamona no Nordeste e no Bioma Caatinga como um todo, do dendê no Norte e Amazônia e da soja no Cerrado, Sul e Sudeste. O maior problema está no fato de serem plantas exóticas, sendo que a macaúba, o buriti (Maurutia fexuosa), o pinhão manso (Jatropha curcas) e o babaçu (Ricinus communis), todas nativas, apresentam grande potencial, só não sendo mais produtivas que o dendê, o qual ainda tem a vantagem de apresentar baixo custo de produção (custa cerca de um terço do óleo diesel europeu). Todavia, o conhecimento sobre a cultura das nativas ainda é incipiente e a tecnologia para utilização precisa de muitos estudos para ser mais viável economicamente. Ao contrário, as exóticas são mais conhecidas, suas culturas já são dominadas agronomicamente e existem muitos estudos publicados.

 

A mamona, além de ser menos produtiva do que todas essas nativas, possui muitas exigências de solo (irrigação e adubação), o que causa muitas modificações sérias no ambiente, não sendo portanto a mais indicada para a região Nordeste e Caatinga. Seria mais eficiente utilizar o pinhão manso, que é mais adaptado ao semi-árido nordestino. O pequi também poderia ser uma boa opção pela alta produtividade, mas não deve ser viável economicamente já que é uma arbórea de crescimento lento.

 

Substituir o que resta dos biomas brasileiros por mais monoculturas de plantas exóticas, existindo altos potenciais nativos, não parece ser a estratégia mais eficiente para levar o Brasil crescentemente à independência ao petróleo, à melhor contribuir para o controle das mudanças climáticas e para a preservação ambiental. A melhor saída seria estimular sistemas agro-florestais consorciando nativas e exóticas (a serem substituídas à medida que os estudos sobre as nativas, e a tecnologia associada, avancem), arbustos, árvores e palmeiras. (3).

 

Mais uma vez para que o ser humano se depara com uma crise que exige de lê uma decisão. E me refiro a crise no sentido de “escolha”, ou seja, uma opção entre uma ameaça e uma oportunidade, tudo vai depender, é claro, da escolha e das possibilidades que esta descortina à nossa frente. A escolha refere-se ao paradoxo do mundo moderno: escolher entre fornecer alimentos para uma população que cresce à uma razão geométrica (quase exponencial, ousamos afirmar), ou produzir bio-combustíveis capazes de superar a crise do petróleo e fornecer as condições necessárias para o crescimento industrial, com pleno emprego, avanço tecnológico e, consequentemente, obtendo uma resultante de bem-estar geral (princípio utilitarista levado ao seu extremo).

 

Entretanto, não devemos fazer uma escolha imediata, baseada apenas em impressões permeadas de emoções e escasseadas de bom-senso. Precisamos sim de uma análise estrutural, um estudo aprofundado sobre os efeitos e conseqüências resultantes desta escolha que, ao ser feita, determinará o novo caminho da humanidade, caminho este que poderá ser sem retorno, e cujo final poderá representar a vitória, a supremacia da inteligência sobre a natureza, ou descambar para a ruína, a derrota e a destruição de qualquer possibilidade de nova tentativa.

 

Inicialmente vamos considerar alguns dados disponíveis acerca do tema, tomando cuidado para que não nos vejamos envolvidos por eles, já que para uma análise lúcida é necessário, principalmente, capacidade de isenção de ânimo na observação destes dados.

 

“A dependência da civilização contemporânea em relação à energia fica ainda mais evidente nos momentos de crise”. Poucos têm sobras para garantir o fornecimento diante de dificuldades circunstanciais, como chuvas insuficientes no Brasil. O Japão, segundo país mais rico do mundo, tem reservas irrisórias de carvão, gás e petróleo, os combustíveis fósseis usados na geração de energia. Não dispõe de grandes hidrelétricas, usinas movidas por grande volume de água e que no Brasil respondem por mais de 90% da geração de energia. A única fonte doméstica de eletricidade são as usinas nucleares, que atendem apenas a 30% das necessidades japonesas. A situação é ainda mais preocupante nos países em desenvolvimento, nos quais a demanda, puxada basicamente pela Ásia e pela América do Sul, está crescendo bem acima da média mundial. Há três indicativos claros que justificam a presunção de que ficará cada vez mais difícil aplacar a fome por energia:

 

Com base nas previsões de instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, acredita-se que a Ásia e a América do Sul irão apresentar índices de crescimento econômico mais altos do que o resto do mundo.

 

As populações da Ásia e da América do Sul devem continuar crescendo mais do que as de outras regiões. À medida que melhorem de vida, asiáticos e sul-americanos vão comprar mais eletrodomésticos e serviços que demandam energia.

 

O setor de transporte deverá passar por uma revolução nessas duas regiões, onde o número de carros para cada grupo de 100.000 habitantes ainda é baixo. Isso afetará bastante o consumo de petróleo.

 

O fenômeno energético é interessante em suas nuances: o ritmo de crescimento do consumo de energia nos países ricos é menos acelerado que naqueles em desenvolvimento. “Isso acontece por causa dos diferentes estágios de industrialização”, diz Mike Grillot, economista do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Países atrasados têm indústrias pesadas, que consomem mais eletricidade. As nações maduras, por sua vez, estão cada vez mais se especializando na área de serviços e deslocando fábricas para países em desenvolvimento. A previsão é que no futuro esse fenômeno se intensifique. Hoje, de cada dez habitantes do planeta, três não têm acesso à eletricidade. A maior parte dos que estão às escuras vive em áreas rurais de países miseráveis. Essa gente quer sair das trevas e poder comprar lâmpadas e eletrodomésticos. Em seguida, eles vão querer comprar carro e andar de avião – e isso só será possível se houver energia abundante e barata. A diferença em relação às necessidades energéticas não significa que o Primeiro Mundo está menos sedento de energia. Ao contrário, não pode descuidar-se sem o risco de pôr a perder o que foi penosamente conquistado pelas gerações anteriores.

 

Os apagões e os racionamentos estão sendo registrados em países com boa infra-estrutura energética, sobretudo em decorrência da falta de investimento em geração, como mostram os exemplos da Califórnia e do Brasil. Estudo recente apontou o perigo de apagões em três regiões da Espanha em julho e agosto, quando o país é invadido por milhões de turistas. O motivo: falta de investimento em transmissão e aumento da demanda. Apagões são comuns em países mais precários, como Índia, Paquistão, Nigéria, Geórgia e Armênia. “Nesses lugares, a maior causa é a falta de dinheiro para manutenção”, diz Jamal Saghir, diretor do departamento de energia do Banco Mundial. A crise energética não é, evidentemente, destino inevitável. É uma questão de planejamento e, sobretudo, de dinheiro. Maior produtora mundial de carvão mineral, a China garante 60% de sua demanda com usinas termelétricas – mas está investindo 70 bilhões de dólares na construção da maior hidrelétrica do planeta. Essa megaobra é necessária para atender às necessidades crescentes de uma economia que há mais de uma década cresce ao ritmo veloz de 7% ao ano”. (4).

 

Pois bem. O texto acima nos revela um mundo sedento por energia, um dos insumos essenciais não apenas para o crescimento e o desenvolvimento, mas também para a sobrevivência da humanidade, posto que não podemos nos esquecer que a energia produzida faz movimentar iluminação, equipamentos de suporte à vida, unidades neonatal, conservação de alimentos e sementes, transporte de pessoas, cereais, animais e informação. Energia necessária para conservação de reservas – inclusive energéticas – que serão utilizadas sempre que necessário, caso ocorra qualquer evento de natureza inesperada. Ou seja, sem energia o mundo como conhecemos hoje poderá não mais existir no dia de amanhã, e qualquer nova possibilidade de crescimento e desenvolvimento será simplesmente eliminada, como se nada tivesse existido antes da crise.

 

Sob este prisma, poderíamos argüir que sem energia a vida deixaria de existir sobre a face da terra, ou ainda, poderia estagnar-se lentamente, acabando por nos fazer retornar à idade das trevas, sem esperança ainda que tênue. Energia torna-se, portanto, um insumo fundamental ao bem-estar da humanidade e também à sua sobrevivência e existência.

 

De outro lado precisamos considerar as agruras do desabastecimento em relação à víveres alimentícios sem os quais a humanidade também não seria capaz de sobreviver. Senão vejamos.

 

Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição…”. Portanto, a comunidade internacional deveria ter como maior objetivo a segurança alimentar, isto é, “o acesso, sempre, por parte de todos, a alimento suficiente para uma vida sadia e ativa”.

E isso quer dizer:

·                   acesso ao alimento: é condição necessária, mas ainda não suficiente;

·                   sempre: e não só em certos momentos;

·                   por parte de todos: não bastam que os dados estatísticos sejam satisfatórios. É necessário que todos possam ter essa segurança de acesso aos alimentos;

·                   alimento para uma vida sadia e ativa: é importante que o alimento seja suficiente tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo.

Os dados que possuímos dizem que estamos ainda muito longe dessa situação de segurança alimentar para todos os habitantes do planeta.

 

Quais são as causas?

 

A situação precisa ser enfrentada, pois uma pessoa faminta não é uma pessoa livre. Mas é preciso, em primeiro lugar, conhecer as causas que levam à fome. Muitos acham que as conhecem, mas não percebem que, quando falam delas, se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos já disseram e a apontar causas que não têm nada a ver com o verdadeiro problema. Por exemplo:

 

A fome é causada porque o mundo não pode produzir alimentos suficientes. Não é verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira.

 

A fome é devida ao fato de que somos “demais”. Também não é verdade! Há países muito populosos, como a China, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem fome!

No mundo há poucas terras cultiváveis! Também não é verdade. Por enquanto, há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos!

 

As verdadeiras causas

 

As causas da fome no mundo são várias, não podem ser reduzidas a uma só. Entre elas indicamos:

 

As monoculturas: o produto nacional bruto (PIB) de vários países depende, em muitos casos, de uma cultura só, como acontecia, alguns anos atrás, com o Brasil, cujo único produto de exportação era o café. Sem produções alternativas, a economia desses países depende muito do preço do produto, que é fixado em outros lugares, e das condições climáticas para garantir uma boa colheita.

 

Diferentes condições de troca entre os vários países: alguns países, ex-colônias, estão precisando cada vez mais de produtos manufaturados e de alta tecnologia, que eles não produzem e cujo preço é fixado pelos países que exportam. Os preços das matérias-primas, quase sempre o único produto de exportação dos países pobres, são fixados, de novo, pelos países que importam.

 

Multinacionais: são organizações em condições de realizar operações de caráter global, fugindo assim ao controle dos Estados nacionais ou de organizações internacionais. Elas constituem uma rede de poder supranacional. Querem conquistar mercados, investindo capitais privados e deslocando a produção onde os custos de trabalho, energia e matéria-prima são mais baixos e os direitos dos trabalhadores, limitados. Controlam 40% do comércio mundial e até 90% do comércio mundial dos bens de primeira necessidade.

 

Dívida externa: conforme a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a dívida está paralisando a possibilidade de países menos avançados de importar os alimentos dos quais precisam ou de dar à própria produção agrícola o necessário desenvolvimento. A dívida é contraída com os bancos particulares e com Institutos internacionais como o Fundo Monetário e o Banco Mundial. Para poder pagar os juros, tenta-se incrementar as exportações. Em certos países, 40% do que se arrecada com as exportações são gastos somente para pagar os juros da dívida externa. A dívida, infelizmente, continua inalterada ou aumenta.

 

Conflitos armados: o dinheiro necessário para providenciar alimento, água, educação, saúde e habitação de maneira suficiente para todos, durante um ano, corresponde a quanto o mundo inteiro gasta em menos de um mês na compra de armas. Além disso, os conflitos armados presentes em muitos países em desenvolvimento causam graves perdas e destruições em seu sistema produtivo primário.

 

Desigualdades sociais: a luta contra a fome é, em primeiro lugar, luta contra a fome pela justiça social. As elites que estão no governo, controlando o acesso aos alimentos, mantêm e consolidam o próprio poder. Paradoxalmente, os que produzem alimento são os primeiros a sofrer por sua falta. Na maioria dos países, é muito mais fácil encontrar pessoas que passam fome em contextos rurais do que em contextos urbanos.

Neo-colonialismo: em 1945, através do reconhecimento do direito à autodeterminação dos povos, iniciou o processo de libertação dos países que até então eram colônias de outras nações. Mas, uma vez adquirida a independência, em muitos continuaram os conflitos internos que têm sua origem nos profundos desequilíbrios sociais herdados do colonialismo. Em muitos países, ao domínio colonial sucederam as ditaduras, apoiadas pela cumplicidade das superpotências e por acordos de cooperação com a antiga potência colonial. Isso deu origem ao Neo-colonialismo e as trocas comerciais continuaram a favorecer as mesmas potências.

 

Quando um país vive numa situação de miséria, podemos dizer que, praticamente, todas essas causas estão agindo ao mesmo tempo e estão na origem da fome de seus habitantes. Algumas delas dependem da situação do país, como o regime de monocultura, os conflitos armados e as desigualdades sociais. Elas serão eliminadas, quando e se o mesmo país conseguir um verdadeiro desenvolvimento. Mas outras causas já não dependem do próprio país em desenvolvimento, e sim da situação em nível internacional. Refiro-me às condições desiguais de troca entre as várias nações, à presença das multinacionais, ao peso da dívida externa e ao Neo-colonialismo. Isso quer dizer que os países em desenvolvimento, não conseguirão sozinhos vencer a miséria e a fome, a não ser que mudanças verdadeira-mente importantes aconteçam no relacionamento entre essas nações e as mais industrializadas. (5).

 

O texto colhido como referência traz à baila considerações extremamente relevantes, em especial quando se trata de dois temas aqui destacados: as monoculturas e a atuação das empresas multinacionais. A primeira tem-se demonstrado uma enorme praga para a agricultura em geral, ocasionando fenômeno que vão desde a desertificação de áreas cultivadas, até o esgotamento do solo cultivável gerando processos erosivos irreversíveis. Já a segunda representa o interesse do Capital sobre o trabalho, a mais concreta manifestação do Capitalismo moderno, selvagem e obstinado, vigoroso e cada vez mais poderoso e predominante no cenário econômico mundial. As empresas sem bandeira, sem fronteira, e sem qualquer escrúpulos além do lucro e da realização de pequeno grupo de pessoas, ora denominadas “investidores”, indivíduos que, sem qualquer remorso ou mesmo hesitação, valem-se de seus recursos financeiros para reverter estes recursos em favor da empresa que, em contrapartida, lhes auferirá um retorno maior do valor investido, bem como proporcionará aos indivíduos um certo “status quo” mais favorável em relação aos seus iguais.

 

N o que concerne as expectativas destas empresas em relação ao mundo que as cerca, pouco influencia em suas políticas e estratégias, mesmo quando se argüi a questão da responsabilidade social, já que percebe-se nitidamente que estas ações servem como cortina de fumaça a fim de evitar maiores transtornos junto à mídia e aos governos que, na maior parte das vezes, são tão coniventes quanto qualquer cúmplice criminoso em atividade escusa. E nossa afirmação pode ser revista a qualquer momento em qualquer lugar.

 

Aliás, para os mais incautos que podem alegar em defesa do que foi dito até aqui o poder e o futuro dos transgênicos, oferecemos o seguinte excerto recente:

 

Longe dos resultados anunciados

 

Mesmo sem levar em conta os riscos ambientais e para a saúde humana apontados por diferentes estudos como graves os transgênicos não vêm se mostrando nem mais produtivos nem mais vantajosos economicamente.

Pesquisas recentes indicam que os dois cultivos transgênicos mais difundidos no mundo, respectivamente, soja resistente a herbicida (Roundup Ready, ou RR) e milho Bt, resistentes a uma lagarta, não têm produtividades mais altas que as variedades convencionais equivalentes e não reduziram o uso de agrotóxicos.

Os ensaios da Fundacep, do RS, mostram que a soja transgênica produz 13% menos que a convencional. Nos EUA, onde a soja RR produz entre 5 e 11% menos que suas correspondentes convencionais, um levantamento com base em dados do USDA referentes a nove anos consecutivos mostrou que o uso de outros herbicidas dobrou após a introdução da soja transgênica no país e o uso de herbicidas à base de glifosato cresceu 67%. Na Argentina, entre 1996 e 2004, subiu em 14% a taxa de aplicação de Roundup (em kg/ha). O número de pulverizações para o mesmo período aumentou 38,9% e o uso de outros herbicidas cresceu 116,6%. Esse aumento do uso de herbicidas é o mais previsível dos resultados do uso continuado de uma única estratégia de controle de plantas espontâneas. Por se basear em um único produto, a aplicação repetida do herbicida Roundup nos cultivos transgênicos acelera o desenvolvimento de tolerância e de resistência de plantas ao herbicida. Existem relatos no Rio Grande do Sul de 8 espécies resistentes ao herbicida glifosato.

Um estudo de três anos feito em Ottawa, Canadá, comparou o milho Bt a sementes híbridas usadas no país e verificou que alguns híbridos Bt produziram quantidades iguais ou até 12% inferiores a seus equivalentes convencionais. Para as condições em que o estudo foi conduzido, seus autores não verificaram nenhuma vantagem dos híbridos Bt em comparação aos convencionais em relação a infestação de lagartas consideradas de intensidade baixa ou moderada.  (6).

 

Não se trata de uma apologia ao caos e ao desastre, apenas uma constatação com base e argumentação cientificas que somente podem ser contestadas por outras contra-argumentações da mesma ordem. Alimentos produzidos em escala maior que o consumo é o sonho de todos, porém, não podem ser traduzidos em interesses mesquinhos e eivados de razões apenas de grandeza monetária ou financeira. Produzir alimentos significa hoje, uma questão estratégica que já deveria ter sido assim considerada desde a década dos anos cinqüenta, posto que quando se fala em estratégia, fala-se em atividade prematura, de longo prazo e sempre sujeita à revisões e reconsiderações ponderáveis que sirvam de parâmetros fiéis dos próximos passos a serem tomados. Para isso, basta ler “A Vantagem Competitiva das Nações”, de Michael Porter (b), profundo conhecedor e estudioso do tema. É dele a seguinte citação: “A prosperidade nacional não é algo herdado, mas sim o produto do esforço criativo humano. Não é algo que emana dos dotes naturais de um país, de sua força de trabalho, das taxas de juros ou do valor da moeda, como insistem os economistas clássicos.” (PORTER, 1999, p.167).

 

Assim considerado, poderíamos com certeza quase matemática afirmar que tanto a questão energética, como a questão dos alimentos deveriam receber um tratamento estratégico, tanto pelas nações organizadas através de órgãos especialmente destinados para este fim, como também por instituições como a ONU e a OEA. E não apenas isso. O estudo estratégico elaborado de modo global seria a chave para a solução do problema que se apresenta: escolher entre a produção de alimentos suficientes para assegurar fornecimento à todos os seres viventes, ou, de outro lado, produzir e fornecer de forma eficiente massas de energia suficientes para garantir que no futuro alimentos, produtos, bens e serviços possam ser distribuídos livremente a todos que deles necessitem. É uma escolha do chamado “ótimo ideal”, ou seja, o ponto culminante onde recurso e demanda se encontram e se suprem de forma equilibrada, sem desvios, excessos ou distúrbios momentâneos.

 

O que se precisa, neste modelo ora em discussão, são três grandes núcleos de ação que, em seu bojo contém as fórmulas necessárias para se angariar os resultados almejados, ou melhor, o “ótimo ideal” que será a solução que se busca.

 

O primeiro núcleo refere-se às ações principais, aquelas que servirão de base para o desenvolvimento de futuras ações que buscarão resultados efetivos almejados na direção do alvo escolhido. Este núcleo tem por finalidade identificar o foco dos problemas atacados, suas origens, as concepções de aplicação e funcionamento disponíveis, seus principais pontos fortes e suas principais deficiências. Um estudo pormenorizado de ações existentes e daquelas que se encontram em fase de aprimoramento e, por fim, uma análise detida de todas as matrizes disponíveis e existentes com a finalidade de identificar aquelas de demonstram, de forma inequívoca, um grau de resultado que não pode ser superado por qualquer outro. O exemplo mais clássico, dentro do ambiente empresarial, e também objeto de estudo no livro de Michael Porter, são os “clusters”, unidades complexas de produção de bens e de serviços, capazes de constituir um sistema fortalecido e capaz de enfrentar com tranqüilidade competição interna ou externa.

 

O segundo núcleo, refere-se às ações a serem efetivamente tomadas com o intuito de atingimento dos objetivos traçados no núcleo anterior. Constituem-se de ações sofisticadas com um enfoque inovador e criativo, distribuindo atividades ao longo de um eixo geral, conquistando oportunidades que surgem e fazendo delas as melhores resultantes da ação final. Ou seja, significa fazer a mesma coisa, porém fazendo do melhor modo possível, inovando constantemente e criando novos resultados até então por todos desconhecidos. Uma idéia bem prática sobre o tema refere-se à produção de energia eólica e solar como fontes inovadoras aplicadas não apenas em áreas urbanas, mas também em áreas rurais, demonstrando o enorme potencial que estas variedades de geração de energia podem solucionar problemas até então considerados insolúveis. O mesmo pode-se dizer das pequenas baterias-pilha, aquelas utilizadas em telefones celulares, tocadores de mp3,cuja capacidade tem aumentado não apenas em potência, mas também em eficiência nos últimos anos.

 

Finalmente, o terceiro núcleo diz respeito à inovação constante, destinando o maior volume de recursos possíveis à pesquisa e desenvolvimento, criando interfaces com o meio universitário, estabelecendo convênios com centros de pesquisa autônomos, enfim, canalizando investimentos na direção do futuro, da ciência e da tecnologia, sem perder de vista, é claro, a necessidade de conservação do meio ambiente e as melhores formas de obtenção de resultados de ordem global.

 

O DESAFIO: POLUIR MENOS

 

Não há dúvidas de que, não mais no futuro, mas agora no presente a busca por fontes alternativas de geração de energia não poluentes – chamadas de bio-renováveis – significa a chave para a sobrevivência humana na face deste planeta, posto que a extração e utilização de hidrocarbonetos fósseis representa uma forma superada de produção e geração de energia na medida em que a resultante poluidora representa um custo muito mais elevado do que o resultado obtido, como podemos observar na questão do efeito estufa e do aquecimento global. Ao produzir combustível fóssil cada tonelada produzida gera vinte e cinco vezes mais poluentes que irão ser armazenados na atmosfera terrestre, sobrecarregando um sistema já sobrecarregado com mais e mais poluentes jogados diariamente por indústrias, automóveis e outras unidades consumidoras deste tipo de energia. O quadro abaixo serve-se ao propósito de demonstrar claramente as vantagens e desvantagens das fontes não renováveis de energia atualmente disponíveis. (7).

 

Fonte
Não-renovável

Obtenção

Uso

Vantagens

Desvantagens

Petróleo

Resulta de reações químicas em fósseis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais

Produção de energia elétrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como o plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto.

Domínio da tecnologia para sua exploração e refino; facilidade de transporte e distribuição.

polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa.

Nuclear

Reatores nucleares produzem energia térmica por fissão (quebra) de átomos de urânio. Essa energia aciona um gerador elétrico.

Produção de energia elétrica; fabricação de bomba atômica.

A usina pode ser instalada em locais próximos de centros de consumo; não emite poluentes que contribuam para o efeito estufa.

Não é tecnologia para tratar lixo nuclear; a construção de usinas é cara e demorada; existe risco de contaminação nuclear.

Carvão mineral

Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas. É extraído de minas localizadas em bacias sedimentares.

Produção de energia elétrica; aquecimento, matéria-prima de fertilizante.

Domínio de tecnologia para seu aproveitamento; facilidade de transporte e distribuição.

Libera poluentes como dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio; contribui para a chuva ácida.

Gás natural

Ocorre na natureza associado ou não ao petróleo. A pressão existente nas reservas impulsiona o gás para a superfície, onde é coletado em tubulações.

Aquecimento; combustível para geração de eletricidade, veículos, caldeiras e fornos; matéria-prima de derivados da indústria petroquímica.

Não emite poluentes; pode ser utilizado nas formas gasosa e líquida; existe grande número de reservas.

A construção de gasodutos e metaneiros (navios especiais) para o transporte e a distribuição requer alto investimento.

Renovável
hidre-letricidade

A energia liberada pela queda de água represada move uma turbina que aciona um gerador elétrico.

Produção de energia elétrica.

Não emite poluentes; a produção é controlada; não interfere no efeito estufa.

Inundação de grandes áreas e deslocamento de população residente; a construção das usinas é cara e demorada.

Eólica

O movimento dos ventos é captado por pás de hélices gigantes ligadas a uma turbina que acionam um gerador elétrico.

Produção de energia elétrica; movimentação de moinhos.

Grande potencial para geração de energia elétrica; não interfere no efeito estufa; não ocupa áreas de produção de alimentos.

Exige investimentos para a transmissão da energia; produz poluição sonora; interfere em transmissões de rádio e TV.

Solar

Lâminas recobertas com material semicondutor, como o silício, são expostas ao Sol. A luz excita os elétrons do silício, que formam uma corrente elétrica.

Produção de energia elétrica; aquecimento.

Não é poluente; não interfere no efeito estufa; não precisa de turbinas nem geradores para a produção da energia elétrica.

Exige alto investimento para o seu aproveitamento.

Biomassa

A matéria orgânica é decomposta em caldeira ou biodigestor. O processo gera gás e vapor, que acionam uma turbina e movem um gerador elétrico.

Aquecimento; produção d energia elétrica e de biogás (metano).

Não interfere no efeito estufa (o gás carbônico liberado durante a queima é absorvido depois no ciclo de produção).

Exige alto investimento em seu aproveitamento

 

 

Uma alternativa recentemente transformada em centro de pesquisas refere-se à produção de óleo combustível a partir de óleo vegetal utilizado originalmente em frituras, também chamado de combustível energético alternativo, cujos resultados têm-se mostrado extremamente favoráveis, inclusive no quesito de fonte com menor índice de poluição atmosférica. Todavia, trata-se de algo muito recente para que se possa opinar com absoluto domínio sobre seus resultados finais. Exige, como os demais meios já estudados, tempo, dedicação e investimentos agressivos de forma a obter uma resultante satisfatória.

 

Infelizmente, nos dias atuais parece que podemos observar um processo de reversão com a autorização do Governo Federal na ampliação da malha de usinas termoelétricas que, por sua própria natureza são muito mais poluentes que as usinas hidroelétricas em funcionamento. A bem da verdade, não é possível entender esta estratégia adotada pela União, na medida em que, sabedor de sua auto-suficiência em face da produção de petróleo, e sabendo ainda que este bem, nos últimos anos, têm-se tornado um bem de ordem questionável mas muito mais estratégico que qualquer outro, adota o sistema de produção de energia elétrica a partir de combustíveis fósseis, cuja capacidade poluidora tem comprovado sua eficácia em gerar massas enormes de gazes pesados que não apenas prejudicam o meio-ambiente , mas também não criam novas oportunidades de busca de soluções, até porque se sabe que o maior mal do ser humano é o comodismo ou o acomodamento à situações que se mostram menos danosas e com diminuto grau de risco.

 

Nesta seara, acreditamos, não há escapatória para o futuro da humanidade: a imediata diminuição das fontes poluentes com a otimização dos meios de produção energética disponíveis e renováveis, já que urgência é a palavra de ordem para este quesito. Veja-se ainda que a excessiva criação de normas reguladoras apenas servem como parâmetros descritivos com a intenção precípua de estabelecimento de um conjunto regulador de atividades comuns que atingem a todas as pessoas. Porém, sem temer o comentimento de um pecado imperdoável, devemos considerar como relevantes tais normas, sem perder de vista que o mais importante é a atitude coletiva, a conscientização de todos na direção apontada como aquela que trará a todos um benefício indescritível em termos de bem-estar e de melhoria na qualidade de vida para toda a sociedade.

 

AS NORMAS DE CONSERVAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE.

 

Consideremos, inicialmente, a Constituição Federal de 1988 e, em especial, seu artigo 225, o qual transcrevemos a seguir:

 

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º – Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

I – preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;

II – preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; 

III – definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; 

IV – exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; 

V – controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; 

VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. 

§ 2º – Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei. 

§ 3º – As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. 

§ 4º – A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 

§ 5º – São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

§ 6º – As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.

 

 

A simples leitura do excerto acima revela-nos duas características fundamentais em seu cerne. A primeira diz respeito à responsabilidade do Estado na promoção de mecanismos de controle, preservação e manutenção de áreas especiais destinadas à conservação do meio ambiente, do eco-sistema, da flora e da fauna com a finalidade de estabelecer uma qualidade de vida que possa ser por todos desfrutada. Já a segunda diz respeito aos fundamentos legais que deverão criar o conjunto de preceitos a serem seguidos com a intenção única de alcançar as premissas estabelecidas pela primeira característica anteriormente elencada.

 

Achamos, até por uma questão acadêmica, desnecessário elencar o conjunto de leis e regulamentos decorrentes do texto constitucional acima, porém não podemos, nem devemos, perder de vista que tal conjunto normativo não se serve para si mesmo, mas sim para a consecução dos objetivos pretendidos pela Constituição enquanto manifestação da vontade e do anseio nacionais. Ou seja, a princípio da conservação do meio ambiente deve pautar-se, primeiramente, pelo texto constitucional que evidencia as premissas básicas e fundamentais nas quais estão assentadas as razões para que os cidadãos devam atentar para a conservação de um bem coletivo, relativamente renovável, e que não lhe pertence com exclusividade, mas sim a toda a humanidade, presente e futura.

 

Assim, conservar o meio ambiente possui uma imbricação direta com a produção de fontes energéticas alternativas e a produção de alimentos para todos, como se percebe do texto constitucional que, infelizmente, ao publicizar e normatizar a conservação ambiental, esqueceu-se que esta premissa pode significar também uma condenação à produção de alimentos e de energia bio-renovável, uma vez que a necessidade de novas áreas produtivas a serem implantadas, bem como o desenvolvimento de técnicas de plantio de elementos naturais capazes de produzir energia, pressionam a conservação ambiental em direção ao precipício.

 

Um recente comentário publicado por ALBERTO SIERRA (Jornalista espanhol colaborador do jornal Adital e do Centro de Colaborações Solidárias), no sítio eletrônico miradaglobal.com, evidencia este paradoxo:

 

Num mundo no qual mais de 800 milhões de pessoas passam fome, morrendo 25.000 pessoas diariamente por inanição, não parece ético dar prioridade à busca de combustíveis que permitam seguir com o frenético gasto energético dos países mais industrializados. O consumo de petróleo na Europa é 10 vezes superior ao da China; o dos Estados Unidos 20 vezes mais.

 

Esgotar as terras férteis e dedicar alimentos básicos à produção de energia é condenar parte da humanidade que sofre com a fome e as gerações futuras a uma morte segura, por fome.

 

A chave está em fomentar um consumo sensato que permita a poupança e o uso eficiente da energia, assim como desenvolver novas tecnologias que permitam potenciar o uso de fontes renováveis como o sol, a luz ou o vento.

 

Como vemos, diversas vozes se levantam alertando que o futuro deverá ser mais negro do que realmente parece se, e apenas se nada for feito a respeito, se nenhum esforço for envidado na direção oposta em que caminham os destinos da humanidade, buscando outras formas de desenvolvimento que sejam operadas de um modo mais consciencioso, mais harmonioso com as necessidades de uma humanidade que não pára de crescer em todos os sentidos e que, ao mesmo tempo, precisa desesperadamente de alternativas, de escolhas para conduzir seu futuro em uma direção segura.

 

Muitos especialistas asseguram que dois fatores são determinantes para abordagem da questão energética: o primeiro diz respeito ao fato de que não existe energia limpa, posto que qualquer que seja a sua fonte ela sempre produzirá detritos danosos ao meio ambiente. Isto decorre da própria cadeia de produção gerada na produção de energia que ao longo de sua matriz trará, necessariamente, algum tipo de prejuízo ambiental que deverá ser reaproveitado ou reciclado. O segundo refere-se ao fato de que a produção de energia possui uma faceta voltada para a política econômica e social que o governo adota para o longo prazo, na exata medida em que esta política gerará um perfil tributário, econômico e financeiro cujo ônus deverá ser arcado pela sociedade como um todo.

 

E não se tenham dúvidas que estas alegações feitas pelos especialistas possuem enorme grau de verdade e de proximidade com a realidade que nos cerca nos dias atuais. Veja-se, por exemplo, o caso da China que nos últimos anos têm-se mostrado a campeã de crescimento econômico, cujo principal custo a ser pago é a necessidade cada vez mais voraz de produzir energia (de qualquer ordem com qualquer grau de poluição), posto que sem este insumo estará, inevitavelmente, condenada a perder-se em sua própria política econômica nos próximos anos.

 

De outro lado da história, temos os Estados Unidos da América do Norte, cuja matriz energética demonstra uma ineficiência alternativa sem qualquer referência histórica, posto que seus governantes recusam-se terminantemente a mudar e, quando o fazem, escolhem uma matriz bioenergética renovável cujo custo social demonstrou ser muito mais elevado que qualquer outro que se tenha notícia.

 

De qualquer forma, devemos atentar para as evidências que apontam para um futuro absolutamente incerto e imprevisível em termos de dependência mundial em função da energia oriunda de combustíveis fósseis, não apenas pelos fatos acima elencados relativos à poluição ambiental, produção de alimentos e mudança de matriz energética já que tais elementos constituem facetas do mesmo problema, variáveis que deverão ser consideradas à luz de um mesmo eixo orientador, um parâmetro pelo qual procurar-se-á uma solução considerada dentro de um “ótimo possível”, cujas adequações nos proporcionarão mais segurança e conforto em relação à sobrevivência da humanidade sobre este planeta.

 

Em que pese o nosso anseio de não parecermos excessivamente pessimistas dentro deste trabalho argumentativo, não queremos, nem devemos, nos permear por excessos ou ainda por omissões, até porque a intenção aqui é um ensaio crítico, porém dotado da mais profunda consciência direcionada no sentido de oferecer pensamentos alternativos, considerações oportunas e possibilidades ilimitadas. Sabemos que a mente humana possui tal capacidade de criação que não temos dúvidas que sempre haverá novas idéias brotando em centros universitários, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (públicos ou privados), instituições governamentais e não-governamentais. Os fatos e a história comprovam que isto é possível, não apenas provável, de acontecer no menor espaço de tempo disponível, inclusive porque tempo é algo que, neste momento, a humanidade não dispõe em quantidade suficiente para esperar alguma espécie de milagre de última hora, mesmo tendo em vista que a capacidade de criação do indivíduo cresce de forma diretamente proporcional à medida que uma crise se aproxima.

 

Todos os aspectos considerados não são capazes de propiciar uma visão ampla e abrangente do problema que se descortina à frente do destino da humanidade, principalmente pelo fato de longos e longos séculos de consumo indiscriminado dos recursos naturais, agindo como parasitas que extraem de seus hospedeiros toda a energia nutricional necessária até que este último se encontre sem condições de garantir a própria sobrevivência.

 

Veja bem que não se trata de uma crítica demeritória, posto que o comportamento considerado refere-se à uma cultura que proliferou e ainda prolifera por todos os meios sociais. Não se sabe o real significado de expressões como “consumo racional”, “reciclagem”, “equilíbrio ambiental”, pois até bem pouco tempo atrás estas eram expressões desconhecidas, como também desconhecidas eram as limitações oriundas do princípio basilar da economia que estabelece que o homem deve conviver com recursos escassos e necessidades ilimitadas.

 

Aliás, essa dicotomia sempre demonstrou de forma prática que sua validade e atualidade não podem ser questionadas sob qualquer aspecto que seja considerada, uma vez que o próprio planeta evidenciou suas carências e limitações. Faz-se necessário, então, que nos dias atuais tenhamos uma postura pró-ativa frente às diversidades e agruras que estão por vir. Entender que somos apenas inquilinos e que, portanto, devemos conservar este planeta e sua biodiversidade, torna-se um aspecto crucial para a nossa própria sobrevivência.

 

Inclusive porque, quando nos deparamos com a hipótese de Gaia, estabelecida pelo biólogo inglês James E. Lovelock (8), entendemos que nossa relação com este planeta muito se assemelha com uma simbiose, um mutualismo pelo qual, para nossa permanência neste planeta depende de forma direta com a conservação e existência do próprio planeta; ou seja, cada ser humano vivente depende do planeta, assim como o planeta também depende de nossas atitudes conscientes para que possa sobreviver e, assim, garantir que ambos não sejam conduzidos à extinção.

 

Para o renomado biólogo, o tempo está se esgotando, e, desta forma, caminhamos inexoravelmente para a destruição de todas as possibilidades de reversão do processo que iniciamos quando estabelecemos que o progresso industrial, o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, o consumo exagerado de descartáveis e o abuso das fontes limitadas de energia existentes, seriam as únicas chances de crescermos, multiplicarmos e criarmos uma estrutura de conquista do, até então, “planeta selvagem”, que agora mais se assemelha a um ser agonizante que passa seus últimos momentos entre o desequilíbrio e a instabilidade das suas diversas crises, e, de outro lado, os estertores finais de quem ainda deseja satisfazer a todas as necessidades de seus habitantes. Recentemente, o pesquisador fez as seguintes e assustadoras afirmações:

 

“Bilhões de nós morrerão e os poucos casais férteis de pessoas que sobreviverão estarão no Ártico onde o clima continuará tolerável”

 

“Temos que ter em mente o assustador ritmo da mudança e nos darmos conta de quão pouco tempo resta para agir, e então cada comunidade e nação deve achar o melhor uso dos recursos que possue para sustentar a civilização o máximo de tempo que puderem”. (09).

 

Estas são, sem qualquer sombra de dúvidas, afirmações extremamente preocupantes, quiçá alarmantes, até mesmo porque estamos plenamente cientes de que depende exclusivamente de nossas atitudes futuras, o nosso próprio futuro, como também o futuro de nossa descendência.

 

Não há mais tempo para ceticismos, ou mesmo desconfianças de caráter meramente acadêmico. Deve-se agir na direção certa, fazer aquilo que precisamos fazer para que este planeta não seja consumido como um produto e depois descartado como refugo. Isto se trata, efetivamente, de consciência ecológica plena associada com postura ética e moral orientada para o bem comum, não se limitando apenas a discursos vazios, ou ilações desprovidas de bom senso, apenas com o intuito de angariar benefícios a fim de satisfazer interesses privados em detrimento direto dos interesses coletivos, ou ainda interesses destinados a toda a humanidade.

 

E quando nos referimos a desconfianças de caráter meramente acadêmico, queremos dizer exatamente o que a expressão quer transmitir: não basta que os cientistas debrucem-se sobre o problema com um olhar voltado para a questão econômica e outro assentado na própria realização pessoal: idiossincrasias particulares não têm lugar neste universo de pesquisa e desenvolvimento que tem a urgência e a relevância como palavras-chave para a imediata resolução de um problema que não possui em sua essência a intenção de desaguar no destino para o qual apontam os efeitos hoje percebidos por todos.

 

Em um documento publicado através da rede mundial de computadores (internet), a WWF/BRASIL, afirma de forma cristalina que: “De acordo com o relatório Sternii, produzido pelo governo inglês em outubro de 2006, as mudanças climáticas podem causar a maior recessão global desde a Grande Depressão. Segundo o documento, o aquecimento global poderá custar à economia mundial até 20% do PIB anual do planeta nas próximas décadas, se não forem tomadas medidas urgentes para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e evitar enchentes, tempestades e outras catástrofes naturais. Implementar e adotar ações de redução destas emissões poderá custar até 1% do PIB global, mas os custos da “não ação” deverão ser ainda maiores.

O relatório do IPCC, órgão ligado à ONU, mostra claramente que é possível deter o aquecimento global, se o processo de redução das emissões for iniciado antes de 2015.

De acordo com o documento, para salvar o clima do nosso planeta, a humanidade terá de diminuir de 50% a 85% as emissões de CO2 até a metade deste século”.

 

A valorização de nosso meio ambiente como única forma de sobrevivência não se trata mais de um assunto restrito ao universo de pensadores tido até então como idealistas ou naturalistas que preocupavam-se apenas com aquela pequena parcela de realidade que os cercava; é agora um assunto fundamental que atinge a todos e que preocupa não apenas esta geração, mas também as que estão por vir. Observe-se que estas alegações não se encontram apoiadas em meras suposições, hipóteses ou apenas concepções estabelecidas a partir de dados incertos ou mesmo imprecisos. Estamos chegando àquilo que se denomina de ponto sem retorno, ou seja, caminhamos para um estágio onde os processos iniciados anteriormente e que até então careciam de algum procedimento de retro-alimentação, agora encontram-se plenamente capazes de caminharem por si próprios, tal qual uma patologia grave que, após instalar-se no organismo e dele extrair os nutrientes necessários para sobreviver e proliferar desenvolve seu próprio mecanismo de auto existência a partir do organismo de seu hospedeiro, resultando em um lento, gradual, doloroso e profundamente degradante processo que desaguará na total inanição do paciente com a morte integral de seus sistemas vitais.

 

Para que se busque uma forma mais consciente de evitar-se que este processo não ultrapasse o ponto sem retorno é necessário fazer-se algo agora, algo imediato e efetivo, conjunto, baseado em decisões concebidas e orientadas pela necessidade que temos de agir com o bom senso que construiu o edifício do conhecimento humano e que foi suficientemente capaz de livrá-lo de situações de risco e, sem qualquer sombra de dúvidas, agora é um momento como esse, momento em que a criatividade deve superar sua própria capacidade.

 

Acreditamos que algumas novas opções já se abriram para a humanidade, e uma delas é, com certeza, o uso consciente da energia nuclear como nova matriz energética e cujo coeficiente de geração de lixo e ocupação de espaços necessários para outros propósitos é significativamente menor do que atualmente temos adotado como referencial de nossas fontes de geração, armazenamento e distribuição de energia. Senão vejamos a entrevista que colhemos da internet:

 

Entrevista com Bruno Comby para o PARA CASA (Encarte Infantil do Jornal da MBR). 26 de abril de 2007. Por Raquel Zanatta.

 

1 – Quando e como a AAFN foi criada? Quando James Lovelock aderiu à associação?

 

AAFN – Associação dos ambientalistas a favor da energia nuclear foi criada em 1996. Ela cresceu a hoje reuni mais de 9 mil membros e apoiadores em 56 países, incluindo famosos ambientalistas como Patrick Moore, fundador do Greenpeace em 1971, e meu bom amigo James Lovelock, considerado o pai da consciência ambiental desde os anos 60. James Lovelock aderiu em 2000 e escreveu a introdução do meu livro “Ambientalistas pela Energia Nuclear” quando a primeira versão foi publicada, no mesmo ano. A versão francesa havia sido publicada em 1995.

 

2 – Quais são os benefícios da energia nuclear? Por que não incentivar o uso da energia solar?

 

A energia nuclear é a única energia limpa disponível que existe em quantidades suficientes para permitir a sobrevivência da nossa civilização sem destruir o nosso planeta, como estávamos fazendo com a queima de combustíveis fósseis. Você pode imaginar que queimamos em somente 50 anos todo o petróleo que a natureza levou 100 milhões de anos para fabricar? Se queremos ser sustentáveis, precisaríamos de 2 milhões de planetas como a Terra. A humanidade, e especialmente as crianças de hoje, vão enfrentar tempos difíceis no futuro, quando daqui a alguns anos o clima ficar mais quente tornando muitas áreas de cultivo estéreis, e quando o petróleo ficar escasso.  Nós temos que mudar para uma fonte de energia que seja limpa, não emissora de CO2 e que existe em quantidade suficiente para fazer crescer nossos alimentos e garantir nossa sobrevivência. A energia solar é interessante para produzir água quente para uso doméstico (quando o sol brilha claro). A fabricação de células fotovoltaicas (para produção de eletricidade) é, no entanto, cara e eletro intensiva. Em alguns casos a economia que a célula proporciona, em toda a sua vida útil, não paga a energia necessária para fabricá-la. A energia solar é muito pontual. Grandes superfícies de terra teriam que ser cobertas para que a energia solar fosse produzida. Além disso, ela só estaria disponível durante o dia e em dias ensolarados. E a nossa sociedade moderna precisa de energia dia e noite, e em dias sem sol.

 

3 – Qual é o maior desafio do seu trabalho?

 

Como Galileu, nós estamos constantemente encarando velhos mitos apoiados por grupos ideológicos poderosos que precisam ser desmentidos. Muitos pensam que somente painéis solares e energia eólica vão resolver o problema, mas nunca calculam a vasta área de terra que seria necessária para a instalação das usinas e mesmo o custo dessas mudanças, que nem mesmo atenderão à demanda.

 

A energia precisa ser confiável, ou seja, produzida sob demanda. Mas o vento e o sol são imprevisíveis. Muitos acham que não existe solução para o lixo nuclear, quando de fato ele existe em pequenas quantidades (1 grama de urânio produz o mesmo tanto de energia que 1 tonelada de óleo). Isso é um fator de um milhão! Lixo nuclear não interage com a biosfera porque a regra principal para seu processamento, ao contrário do lixo químico, é o seu total confinamento. 

 

Eles podem ser processados de muitas maneiras e 97% dele pode ser reciclado (urânio não utilizado e plutônio), como é feito na França, na planta de reprocessamento em La Hague. Eles também são degradáveis ao longo do tempo (por definição, um elemento radioativo se desintegra), o que não é o caso da enorme quantidade de lixo químico que despejamos nos nossos rios, terras e oceanos. Muitos pensam que pequenas doses de radiação são perigosas quando, em fato, radiação é natural e benéfico mesmo em altas doses como é encontrado em lugares como Guarapari, no Brasil.

 

Radioatividade pode ser achada em qualquer lugar na natureza e essas doses naturais são úteis e de fato necessárias para nossa saúde. Somente altas doses de radiação artificial podem ser perigosas (os níveis de radiação achados dentro do núcleo do reator são muito altos, mas a segurança do núcleo é alta).

 

Nosso trabalho é informar o público e os políticos, de uma maneira correta e honesta, sobre a energia e o meio ambiente, e especialmente sobre os muitos benefícios da energia nuclear para o meio ambiente. Ela precisa de muito pouco combustível, produz uma quantidade minúscula de lixo (que são bem confinados) e ainda não tem nenhum impacto no meio ambiente. Os mitos precisam ser combatidos e isso requer muito tempo e paciência. 

 

4 – Além da energia nuclear, qual outro ato sustentável vocês apóiam?

 

Nós recomendamos a conservação da energia, bombas de calor, aquecimento geotérmico, aquecimento de água com energia solar, a construção de casas ecológicas (elas são passivas e não requerem nenhuma energia). Em um nível mais pessoal, eu tenho promovido, por mais de 25 anos, uma vida saudável e natural, com alimentação natural, padrões de sono naturais, incluindo uma siesta todo dia, uma vida livre e sem drogas e fumo, como você pode ver em meu livro. http://www.comby.org/livres/livresen.htm

 

5 – Por que as crianças são importantes para salvar o planeta e como podem fazer isso?

 

As crianças seguram o futuro do mundo em suas mãos. Como meu amigo James Lovelock gosta de dizer, a humanidade é o sistema nervoso de Gaia. As crianças de hoje são, então, o sistema nervosa do nosso planeta vivo de amanhã. Elas vão decidir nosso futuro. A melhor maneira de garantir que vão tomar as decisões corretas de uma maneira responsável é ir à escola, se educarem, aprender sobre ciências (incluindo ciências ambientais e como funciona um reator nuclear), porque aí, amanhã, elas vão tomar as decisões corretas para fazer possível a continuação da nossa civilização enquanto protegem o planeta, possibilitando a Gaia uma vida longa e em paz.

 

No campo da energia, eu só vejo uma solução para isso, em associação com a conservação de energia e eficiência energética: ela se chama energia nuclear. Petróleo e gás natural vão acabar em breve e já estão ameaçando Gaia por meio da mudança climática e da composição química da nossa atmosfera, do ar que respiramos. Carvão é ainda mais poluidor, e as energias renováveis não podem prover a energia que precisamos, de uma maneira intermitente. As energias renováveis são, infelizmente, de pouco alcance e imprevisíveis: energia solar só está disponível quando o sol brilha, e a eólica quando o vento sopra. Grandes quantidades dessas energias não podem ser armazenadas de uma maneira conveniente, então precisamos contar com a única energia limpa e confiável que temos em grandes quantidades, com grandes fontes de urânio para milênios a nossa frente (deixando tempo suficiente para que os netos de nossos filhos achem uma melhor solução no futuro), a única que faz nosso sol e estrelas brilharem e representa a principal fonte de energia do universo: a energia nuclear. Nós temos sorte de ter essa solução em nossas mãos e devemos aproveitar essa chance, antes que seja tarde.

Bruno Comby.

 

Por fim, e sem qualquer pretensão de deter o monopólio do conhecimento sobre tema tão complexo e profundo, gostaria de encerrar este pequeno ensaio com um dos protocolos de compromissos estabelecidos durante a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Biodiversidade, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992 (ECO/92), cujos termos são extremamente claros ao estabelecer certas premissas relativas ao uso das fontes de energia disponíveis e necessárias à sobrevivência da humanidade:

 

TRATADO SOBRE ENERGIA

 

PREÂMBULO

 

1. Comunidades sustentáveis são fundamentais para a sobrevivência do planeta

e de suas espécies, embora os impactos negativos na saúde, na sociedade e na economia causados por projetos energéticos de larga escala seja freqüentemente desprezados. O paradigma dominante de desenvolvimento, incluindo as políticas energéticas orientadas pela oferta, é não democrático e insustentável, acarretando uma dívida inaceitável, desequilíbrio no consumo de energia, aumento dos níveis de poluição e destruindo culturas, economias locais e a natureza.

 

2. As decisões energéticas têm efeitos profundos sobre o desenvolvimento de cada sociedade e economia nacional sobre a divisão internacional do trabalho, sobre a soberania das nações e até o mesmo sobre a geografia do mundo.

 

3. Empresas e interesses poderosos, nunca levados a assumirem compromissos, controlam a produção e distribuição de energia, bem como bens e serviços correlatos sendo culpados por graves problemas sociais e ambientais.

Em particular, todas as formas de energia nuclear resultam em perigosas conseqüências ambientais, militares, sociais e de saúde, sendo, assim, insustentáveis e inaceitáveis.

 

4. Recursos financeiros e humanos devem ser amplamente aumentados e dedicados à conservação, à eficiência energética e às alternativas renováveis, de modo a prover sustentabilidade ecológica para a geração presente e para as vindouras. Tal canalização de recursos, juntamente com o aumento apropriado da educação, é essencial se quisermos reverter as atuais tendências de devastação ecológica, tais como o desmatamento, o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio e a poluição radioativa. Isso deve incluir maior oferta de formas de transporte que sejam ecologicamente sustentáveis, bem como a redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

 

DECISÕES

 

As decisões sobre produção, distribuição e uso de energia devem ser tomadas obedecendo aos seguintes princípios:

 

Princípio ético

 

A energia deve sempre ser produzida, distribuída e usada com o máximo de eficiência e o mínimo de impacto sobre o bem-estar das pessoas e do resto da natureza. Deve-se contabilizar integralmente os custos ambientais e sociais ao calcular-se o custo final das opções energéticas.

 

Princípio de eqüidade

 

Todos os povos, comunidades e nações têm direito a igual acesso aos bens e serviços proporcionados pela energia. Isso implica produção, distribuição e uso eqüitativos desses bens e serviços em todos os níveis – local nacional e internacional – e modificações nos estilos de vida perdulários. Todas as comunidades têm direito de coletar e produzir sua própria energia usando fontes locais.

 

Princípio sobre a tomada de decisões

 

As decisões energéticas devem ser democráticas e participativas, com equilíbrio étnico, cultural, social, econômico, cor de pele e sexo. De modo particular, as pessoas diretamente afetadas devem desempenhar um papel central. Todos os impactos na biosfera resultantes de transformações qualitativas e quantitativas de materiais e energia devem ser contabilizados, incluindo o uso das fontes e a geração de resíduos. Informações completas acerca desses impactos devem ser claramente e honestamente apresentadas e publicamente discutidas.

 

AÇÕES

 

As ONGs reunidas no Fórum Global-92 comprometem-se com os seguintes planos de ação:

 

1. Trabalharemos para mudar o padrão de consumo perdulário de energia, em.

favor da parcimônia, eficiência e conservação, incluindo a redução imediata da

emissão dos gases que provocam o efeito estufa e outros poluentes.

 

2. Trabalharemos em prol da produção descentralizada de energia renovável e

nos oporemos a todo mega-projeto energético.

 

3. Insistimos em uma moratória do desenvolvimento e da construção de instalações nucleares, da mineração de urânio e, assim que possível, no fechamento das atuais instalações.

 

4. Trabalharemos pela desmilitarização, de modo a diminuir o enorme consumo de energia por parte da produção industrial para fins militares e das atividades militares, incluindo a guerra.

 

5. Trabalharemos solidariamente com aqueles que se dedicam a lutar contra tarifas injustas e iníquas para prover suas necessidades básicas de energia.

 

6. Nós nos comprometemos em prol da solidariedade internacional a todos os desalojados por mega projetos energéticos.

 

7. Insistimos que os cálculos de custos de todas as opções energéticas integrem de uma maneira completa os fatores ecológicos, ambientais e ecológicos.

 

8. Pressionaremos os governos para completa revisão pública de todas as decisões energéticas, incluindo consulta e aprovação das populações afetadas.

 

9. Faremos campanha para transformar o atual comportamento dos consumidores e os modelos de agricultura, comércio, indústria, moradia e transporte, a fim de atender às necessidades sociais e minimizar o consumo dos recursos, inclusive energia.

 

10. Trabalharemos pela obrigatoriedade de padrões mínimos de eficiência energética e pela rotulação dos produtos.

 

11. Trabalharemos para o estabelecimento de uma unidade permanente de coordenação das ONGs na área de energia, baseada nas redes existentes a fim de participar no processo da CNUMAD e encaminhar contribuições para os organismos das Nações Unidas.

 

12. Trabalharemos para estabelecer mecanismos de representação balanceada das ONGs com voz e voto, junto a todos os organismos internacionais de financiamento.

 

13. Trabalharemos, em escala internacional, a favor do desenvolvimento, divulgação e transferência de tecnologia de energias renováveis, eficientes, sustentáveis e descentralizadas, tais como solar, eólica, biomassa e hidroelétrica de pequeno porte e, no estabelecimento de mecanismos que assegurem a assimilação local de tecnologia.

 

14. Trabalharemos pela redução progressiva, em escala mundial, das emissões

de dióxido de carbono e metano por veículos automotores, indústria e produção energética, tendo como objetivo a redução em 20% no ano 2000, 50% no ano 2025 e próximo a 100% no ano 2050.

 

Esta é a mensagem que almejamos fique gravada em corações e mentes de todos os leitores, posto que o momento é mais que crucial, pois das ações tomadas a partir deste ponto, dependerá não apenas o futuro da humanidade, mas também e principalmente sua própria existência caso haja futuro para ela.

 

Isto não é apenas um simples documento, um mero protocolo de intenções a ser observado apenas com intenções políticas. Trata-se de um termo de compromisso, um contrato estabelecido entre a humanidade e sua própria sobrevivência, sobrevivência esta que ela mesmo colocou sob o risco iminente do perecimento definitivo.

 

“O homem que quiser inovar para o bem, inexoravelmente, passará por cinco estágios: indiferença, ridicularização, ofensa, repressão e, finalmente, respeito”. Ghandi.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E NOTAS RELEVANTES

 

(1) http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/04/30/crise_dos_alimentos_nao_deve_matar_de_fome_por_enquanto_diz_onu-427131057.asp. Acesso em 26/05/2008.

 

 

(2)http://www.geocities.com/geo_mundi/geral12.htm.

 

(3) Branca M. O. Medina – Bióloga licenciada e bacharel em ecologia pela UFRJ e mestre em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre pela UFMG. (http://www.biologo.com.br/ecologia/ecologia8.htm).

 

(4) – fonte: veja on line (Edição 1 701 – 23 de maio de 2001).

 

(5) – Fonte: “FOME NO MUNDO: Um problema sem solução” – Alberto Garuti – extraído do site: http://www.pime.org.br/mundoemissao/fomesolucao.htm.

 

(6) – Fonte: Transgênicos matariam a fome no mundo. Jean Marc von der Weid, economista, é coordenador de políticas públicas da AS-PTA e membro do Condraf/MDA.

 

(7)http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Hidraulica/energia_recurso.htm.

 

(8)Nascido em 26 de julho de 1919, James Ephraim Lovelock é um pesquisador independente e ambientalista que vive na Cornualha (oeste da Inglaterra). A hipótese de Gaia foi sugerida por Lovelock, com base nos estudos de Lynn Margulis, para explicar o comportamento sistêmico do planeta Terra. A Terra é vista, nesta teoria, como um superorganismo.

 

(9) – http://pt.wikipedia.org/wiki/James_E._Lovelock.

 

APÊNDICE:

 

(a): Eis o que nos dizem as estatísticas:

 

– Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

 

– 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.

 

– Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.

 

– 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.

 

– 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são  anêmicas e encontram-se abaixo do peso.

 

– Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo

 

(b) – Michael Porter é um economista, professor Harvard Business School, autor de diversos livros na área de estratégias de competitividade, a partir da posição de feedback.

Nasceu em Ann Harbour, Michigan, e estudou na Universidade de Princeton, onde se licenciou em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Tem um MBA e um doutoramento em Economia empresarial, ambos em Harvard, onde Michael Porter passou a professor, com apenas 26 anos.

Foi conselheiro na área da estratégia em muitas empresas norte-americanas e internacionais e tem um papel activo na política econômica. Do seu trabalho resultaram conceitos de estratégia que marcaram a disciplina como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitivas; e as duas fontes genéricas de vantagem competitiva: diferenciação e baixo custo. Em The Competitive Advantage of Nations, Porter alargou essa análise às nações lançando o célebre modelo do diamante. Esta pesquisa permitiu-lhe ser consultor de diversos países entre os quais Portugal.

 

Consulta formulada sobre fontes energéticas no site do jornal O GLOBO.

 

Até que ponto estamos no fim da era dos combustíveis fósseis? Antonio Trovão – São Paulo

 

Resposta:Antonio: Nas estatísticas da BP Statistical Review, vê-se que a R/P (Reservas dividido por Produção) do petróleo estava em 40,5 anos, ao final de 2006. Ou seja, se o mundo continuar produzindo aos níveis de 2006 (cerca de 81,7 milhões de barris por dia) as reservas provadas se esgotariam neste prazo. Vale lembrar que a mesma relação estava em 32 anos em 1982, ou seja, após 24 anos de produção, a R/P aumentou em 8 anos (as descobertas superaram em muito a produção). Ou seja, é válido falar que o petróleo acabará em 2050, com base nos conhecimentos atuais, mas a experiência passada mostra que o homem é capaz de novas descobertas. Se você fizer busca num site de busca com a expressão “Hubbert’s peak” encontrará muita informação sobre o assunto. Este é um assunto controverso, em que diferentes premissas podem conduzir a diferentes épocas para o pico. Tenho visto com mais freqüência e aceitação o ano de 2015 (estudos conduzidos pelo Dr. C. J. Campbell). No caso do Brasil a relação R/P está em 19,5 anos e em contínua ascensão, ou seja, com as reservas a e produção atuais, teremos petróleo ainda por quase 20 anos. Isto justifica o esforço por fontes alternativas que vem sem feito no Brasil e no mundo.  http://oglobo.globo.com/economia/tireduvidas/default.asp?tema_id=2.

 

 

 

 

* Graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN), Campus de São Paulo (ano de 1995) – pós-graduação em Administração Estratégica pela mesma escola superior. graduado no curso de Direito na Universidade São Francisco – Campus de São Paulo (2006). Servidor público federal, lotado no Judiciário Trabalhista, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (primeira instância). ocupando atualmente o cargo de assistente de diretor.

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

 

Como citar e referenciar este artigo:
TROVÃO, Antonio de Jesus. Fome e energia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/direito-internacional/fome-e-energia/ Acesso em: 29 mar. 2024