Centro de Convenções já! | Portal Jurídico Investidura - Direito

Centro de Convenções já!

Os preparativos para o Abraço ao Centro de Convenções – em 02 de junho de 2012 - estão de vento em popa! Vai ser um evento inesquecível porque a comunidade está unida por uma causa justa.

Desde a paralisação das obras, Canasvieiras – um dos bairros mais populosos do norte de Florianópolis-SC - luta para reverter essa situação. Reuniões com os governantes, protocolo de ofícios reivindicatórios, audiência pública...

O Diretor Geral da Regional Canasvieiras da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) - Milton Weber Filho – ajudou-me a entender parte dessa novela: “Em 30 de junho de 2011, foi enviado ofício – assinado por 17 entidades da sociedade civil organizada - para a SOL (Secretaria de Turismo de SC) - explicando que seria mais adequado trocar a destinação da obra de arena esportiva para centro de convenções. O pedido foi atendido e, em 01 de março de 2012, foi dada nova ordem de serviço para recomeço dos trabalhos na obra. Como Centro de Convenções. Porém, até o presente momento a obra está parada. As informações que solicitamos não foram repassadas. E todos os prazos concedidos ao Poder Público já se esgotaram”.

Diante do silêncio e da visível paralisação da obra, a comunidade decidiu fazer o Abraço ao Centro de Convenções, em forma de protesto: “Queremos celeridade e esclarecimentos sobre o projeto”, diz Milton.

Para ele, “o grande benefício do Centro de Convenções para a região é que este tem sua alta temporada entre os meses de março e dezembro, período considerado de baixa temporada para o turismo de praia que hoje predomina na cidade de Florianópolis. O funcionamento deste equipamento vai gerar a manutenção de postos de trabalho no comércio, restaurantes e hotéis em toda a sua região que hoje fecham seus negócios e ficam ociosos fora da temporada de verão. Quanto ao mercado potencial, das cidades brasileiras, Florianópolis conquistou o terceiro lugar na lista na recente divulgação do ranking ICCA (International Congress and Convention Association), ficando atrás apenas dos mega centros, como São Paulo e Rio de Janeiro”.

Weber também ressaltou “a necessidade de valorizar a comunidade e empresários do norte da Ilha, que enxergam neste investimento uma grande oportunidade para seus negócios e para direcionarmos os recursos públicos de maneira certeira e adequada. A gestão pública deve pensar a política do turismo como o grande indutor da inclusão social, que pode ser alcançada através da produção, por meio da criação de novos postos de trabalho, ocupação, qualificação e renda”.

E finalizou alegando que “o Abraço ao Centro de Convenções não é exclusivamente da ACIF Canasvieiras, mas de todos que abraçarem a causa. Da mesma forma, deve ser observado que o retorno que o equipamento trará não será somente para empresários mas, sim, para toda a comunidade, diretamente e indiretamente falando”.

Portanto, junte-se a esta manifestação. Convide seus vizinhos, seus amigos, a mídia... em benefício do crescimento de Florianópolis e de nosso bairro. O Centro de Convenções precisa sair do papel!

CENTRO DE CONVENÇÕES JÁ!

Informações movimento:

1) Data: 02/06/2012.

2) Horário: 11h.

3) Local: Obra do Centro de Convenções SC-401 - trevo de Canasvieiras.

4) Autoria Movimento: Sociedade civil organizada, em conjunto.

5) Serão distribuídos panfletos, camisetas e faixas no local.

6) Tentaremos fazer também todos itens a confirmar (nestes contamos

com a colaboração para somar esforçar e aos poucos vamos confirmando):

6.1) Blitz na SC-401 em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao

Turista) no dia 31/05/2012 para distribuir panfletos. Horário a

confirmar.

6.2) Contato com escolas locais.

6.3) "Arrastão" nas duas ruas principais de Canasvieiras para levar os

locais para o evento.

6.4) Carro de som e todos meios de mídia para divulgação.

6.5) Comércios fecharão suas lojas por uma hora em sinal de protesto.

6.6) Entidades do norte da ilha que precisarem de transporte ônibus

para trazer seu pessoal devem entrar em contato conosco, vamos

providenciar.

Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413

[email protected]

Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br


Como referenciar este conteúdo

ECHEVENGUá, Ana. Centro de Convenções já!. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 07 Ago. 2012. Disponível em: www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-ambiental/263916-centro-de-convencoes-ja. Acesso em: 22 Set. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO