Direito Ambiental

Brasil: o país do futuro (degradado)!

(A farsa da reciclagem)

O grande ambientalista Contreras repassou-nos a seguinte notícia: “Brasil é o país que causa maior impacto ao meio ambiente”1, segundo estudos comparativos de degradação ambiental entre 170 países, publicado na revista científica PloS One (www.plosone.org).  Na lista dos dez piores, estamos na frente dos EUA, China, Indonésia, Japão, México, Índia, Rússia, Austrália e Peru.

 

Isso provoca alguma surpresa??? Pras pessoas que conhecem o dia-a-dia do nosso Brasil e a hipocrisia aqui reinante, não.

 

O Brasil é o país do futuro por quê? Porque qualquer empresa de grande porte, sem qualquer preocupação socioambiental, é recepcionada de braços abertos pelos administradores públicos brasileiros. Acho que foi por isso que Lula foi eleito um dos homens mais influentes, pela revista Time. Basta dizer quanto vai investir e empregos gerados. Tudo vira uma festa! Facilidade no licenciamento, mudança de legislação, dispensa de pagamento de tributos… vale tudo pra ser vizinho da turma do Eike Batista, da Votorantim, …

 

É a era do ‘entreguismo generalizado’! E podemos até dizer que a situação vai piorar! 

 

Aí, o que resta para a sociedade? Apenas o estrago, o prejuízo, a dor da perda…

 

Ou acham que mudança de clima, alagamentos, queda de encostas, não está relacionado com a destruição do meio ambiente???

 

Os que tentam alertar para o problema, correm o risco de levar chumbo grosso. E quem não entende, não quer se incomodar. Fica naquele: “me engana que eu gosto!”

 

Enquanto isso, os espertos tomam conta do território. Botam dinheiro no bolso vendendo tratamento de lixo e de esgoto que não existe; instalando empresas que geram 100 empregos, mas colocam 2.000 pessoas nos hospitais do SUS, destroem as nossas águas…

 

Querem um exemplo colhido ontem, debaixo de chuva, num sobrevôo que fizemos? Vejam a foto acima!! Um caminhão que recolhe  lixo reciclado, despejando esse lixo reciclado numa empresa licenciada pra tratar de lixo hospitalar. Esta é apenas uma das tantas mentiras que fotografamos.

 

Felizmente, conseguimos espaço na RBS para divulgação. A equipe de Criciúma é fantástica e só merece aplausos! A mídia pode ser uma grande aliada nessa luta desigual; pode ajudar a contar a verdade que todos querem esconder. 

 

Acorda, Brasil! Como diz o emblema do caminhão flagrado: faça a sua parte!!

 

*Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.

 

 

 

Como citar e referenciar este artigo:
ECHEVENGUÁ, Ana. Brasil: o país do futuro (degradado)!. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/direito-ambiental-artigos/brasil-o-pais-do-futuro-degradado/ Acesso em: 18 abr. 2024