Direito Ambiental

Água poluída mata mais que violência

 

Extra, extra:“Água poluída mata mais que violência no mundo, incluindo guerras, diz relatório da ONU”. Ah! Tem mais: “Falta de água potável mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade por ano”1.

 

A manifestação desse dado funesto ocorreu no Dia Mundial da Água.

 

Segundo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, a água está “diretamente relacionada a todos os objetivos da ONU: melhoria da saúde materna e infantil, maior esperança de vida, capacitação da mulher, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas” 2.

 

Uma das principais causas é a destinação ilegal de resíduos: mais de dois milhões de toneladas são lançadas nas águas por dia: esgoto, poluição industrial, pesticidas agrícolas e resíduos animais…

 

O autor deste crime??? Bom, a culpa é dos países em desenvolvimento, que lançam 90% de seus dejetos, sem tratamento, nas águas.

 

Já que a ONU descobriu tudo isso, vai fazer o quê de ora em diante? Continuar conivente com essas mortes? Ou vai criar regras claras e duras para punir os assassinos das nossas crianças? Porque, até agora, ela só criou declarações, princípios, pactos e outros blablablás…

 

Bom, se um dos motivos da morte das nossas crianças é o esgoto jogado nas águas, a mídia publicou uma boa notícia: a Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público contra o prefeito de Torres por poluição na foz do Rio Mampituba. Ele é acusado de não ter implantado tratamento de esgoto na cidade nem ter eliminado ligações clandestinas de dejetos nos cursos d’água3.

 

Quantos prefeitos, no Brasil, praticam o mesmo crime que o prefeito de Torres? Está na hora de eles receberem o mesmo tratamento: punição pelos vários crimes que praticam. Querem administrar o município ao seu bel prazer, esquivando-se das suas obrigações legais?

 

 

1 – Link

 

2 – Link

 

3- Link

 

 

*Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.

Como citar e referenciar este artigo:
ECHEVENGUÁ, Ana. Água poluída mata mais que violência. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/direito-ambiental-artigos/agua-poluida-mata-mais-que-violencia/ Acesso em: 19 abr. 2024