O que é Biodanza | Portal Jurídico Investidura - Direito

O que é Biodanza

Todo o ser humano tem uma necessidade fundamental em sua vida: o amor. Dizer que o individualismo existe é uma inverdade porque ninguém faz nada sozinho, somos seres grupais. E é justamente nos grupos que nos fortalecemos, nos descobrimos, nos curamos e crescemos. É necessário, mais do que nunca, desenvolvermos a empatia e a compaixão. Necessitamos uns dos outros para viver. Despertar a empatia e a compaixão é fundamental. Entender as diferenças nos faz um ser melhor.

A Biodanza tem um processo fundamental neste caminho por estimular potenciais latentes como a vitalidade que, em termos gerais, pode ser definida como harmonia orgânica que gera bom nível de saúde.

Do ponto de vida existencial, a Biodanza caracteriza-se por gerar sentimento de alegria interior, entusiasmo e plenitude devido à elevação das motivações para viver. É reforçada por cinco potenciais: a vitalidade, a afetividade, a criatividade, a sexualidade e a transcendência.

Atualmente, a conexão com a vida encontra-se bastante atrofiada. Há uma espécie de degradação instintiva levando as pessoas a perderem sua capacidade de conexão. E o objetivo da Biodanza é restabelecer a conexão despertando a integração consigo mesmo, com o outro e com o universo. Trata-se de uma mudança de paradigma e um estilo de vida focado no que realmente faz a diferença.

Três perguntas existenciais sugerem como podemos ser mais felizes: Com quem quero viver? O que quero fazer? Onde quero morar?

Por intermédio desse questionamento e respectivas respostas, podemos ter mais energia e disposição para descobrir e traçar metas e objetivos que trarão significados a nossa vida. O potencial é inerente às pessoas, basta estar em um ambiente rico de estímulos para a sua expressão: ter atitude assertiva e foco em um nível de energia adequado para aquilo que se pretende realizar e elevar a criatividade existencial a fim de gerar a superabundância

O Novo Ser.

A Biodanza refere-se a um trabalho de profunda transformação, realizado por meio de uma metodologia que possibilita o acesso a nossa identidade, a superação das dificuldades encontradas, de bloqueios, e o despertar para uma vida mais plena. O objetivo do Novo Ser  é justamente oportunizar uma reconexão  com os nossos valores, reconhecendo seu potencial e sua beleza interior.

Visa, ainda, desfazer o medo da força que temos para sermos mais livres e felizes e olhar para o que está nos impedindo de caminhar pela existência de forma alinhada e determinada,  o medo de ser abandonado, o medo de por limites, o medo da expressão, o medo da morte,  o medo do fracasso existencial, o medo de ser feliz e  medo do amor, entre outros.

O curso Novo Ser acontecerá por quatro dias (1º a 04 de maio de 2014) numa casa de retiro, no meio da natureza, na cidade de Passo Fundo/RS.

 

 

Eloir Severo, terapeuta

 [email protected]

 http://eloirsevero.com.br/


Como referenciar este conteúdo

SEVERO, Eloir. O que é Biodanza. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 10 Abr. 2014. Disponível em: www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/conhecimento/318897-o-que-e-biodanza. Acesso em: 27 Mar. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO